Mais de mil já participaram do Curso de Formação Política do PSD-RJ

"Quanto mais gente entender de política, melhor para todos”, diz o presidente do PSD-RJ, Indio da Costa (foto); cursos são gratuitos e qualquer pessoa pode fazer.

15 de ago de 2013 · curso, Índio da Costa, Marco Vales, PSD, Rio

Marco Vales, coordenador do curso, durante apresentação em Niterói.

O Curso de Formação Política que o Diretório Estadual do PSD (Partido Social Democrático) do Rio de Janeiro acaba de bater uma importante marca: mais de 1.000 participantes desde que foi iniciado. O curso, como define o presidente do PSD-RJ, Indio da Costa, tem o objetivo de mostrar às pessoas que o exercício pleno da cidadania depende do profundo conhecimento da política. As aulas têm feito sucesso entre os participantes.

“O momento é de aproximação com o eleitor”, diz Indio da Costa. “Combater a desinformação contribui para tornar o cidadão mais forte na defesa de seus interesses; quanto mais gente entender de política, melhor para todos”. O presidente do PSD-RJ destaca que o curso é esclarecedor e “aproxima o partido dos anseios da sociedade”.

As atribuições dos vereadores e dos deputados, por exemplo, são temas abordados no Curso de Formação Política. É um tema de máxima importância, segundo Indio: “O candidato precisa saber distinguir muito bem o que cabe a ele para não prometer aquilo que não poderá realizar por não ser pertinente ao cargo”.

Segundo Marco Vales, coordenador do curso, as pessoas que participaram saíram bastante satisfeitas. “Acredito que um dos motivos que agradam aos participantes é a forma desarmada que abordamos os temas, sem fazer proselitismo”, diz ele.

A maneira imparcial de tratar os temas tem atraído pessoas interessadas em concorrer a algum cargo político, além de novos filiados.  O capitão do Corpo de Bombeiros Adilson Bandeira é um desses casos. Ele pretende enveredar para a carreira política. “Aprendi bastante nos dois dias do curso. Toda a informação foi muito importante e espero poder participar mais dos projetos que o partido tem para o Brasil”, comenta.

O curso tem duração de dois dias, totalizando 4 horas de aulas. Nele, são abordados seis grandes e importantes temas: Teoria Política, Teoria do Estado, Conjuntura e Cenários, A História Política e Econômica do Rio de Janeiro no contexto nacional, PSD: Ideias e Políticas e Comunicação e Comportamento Político.

Os próximos cursos estão agendados para 28 e 29 de agosto em Macaé; 11 e 12 de setembro, em Bangu; 18 e 19 de setembro, em Nova Iguaçu; e 25 e 26 de setembro, no Centro do Rio. É gratuito e qualquer pessoa pode fazer. Basta preencher a ficha de inscrição que pode ser encontrada no endereço www.psdrio.com.br.