Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Maringá incentiva cultura de rua com eventos e cursos

A gestão do prefeito Ulisses Maia (PSD) apoia e estimula diversas expressões artísticas na cidade de 436 mil habitantes do interior do Paraná. “Maringá é de todos”, costuma dizer o gestor

06 de abr de 2022

Ulisses Maia tem por objetivo dar voz e espaço aos artistas com eventos e outras ações

Redação Scriptum com Assessoria da Prefeitura de Maringá

Em Maringá, a gestão do prefeito Ulisses Maia, do PSD, tem por objetivo atender todos os públicos, respeitar e apoiar as mais diversas expressões artísticas em Maringá. Uma prova é a inclusão da Street Culture (Cultura de Rua) entre as ações da Prefeitura, com eventos organizados por várias secretarias municipais desde 2017. “Maringá é de todos”, costuma dizer o prefeito, que já recebeu artistas e esportistas no gabinete para tratar de políticas públicas para o segmento.

Com cerca de 436 mil habitantes, a cidade é a terceira maior do Estado e a sétima da região sul do Brasil em termos de população, destacando-se pela qualidade de vida oferecida a seus moradores e por ser um importante entroncamento rodoviário regional.

A cultura de rua tem expressões nas artes, música, dança, literatura, skate, esportes, ação social, entre outros. Todas com ampla adesão em Maringá, aproveitando editais, eventos, cursos e ações de secretarias municipais como Esporte e Lazer, Juventude e Cidadania, e Cultura, entre outras. A Aceleração Econômica e Turismo (SAET), secretaria que está sendo criada, já se adiantou e tem planejamento para a Cultura de Rua.

A Prefeitura prepara um grande evento para este mês de abril na Vila Olímpica. A programação prevê concurso de grafiti, workshop com artistas conhecidos, discotecagem, concurso de break, oficina de skate, entre outros. A Secretaria de Esportes e Lazer está fechando a programação e divulgará em breve. Todos os grafitis feitos no evento serão permanentes, fazendo parte do cenário da Vila Olímpica e virando ponto de visitação turística.

Além disso, acontecerá em maio o Street Ingá Festival de Danças Urbanas de Maringá, da produtora Boombox na Rua, com apoio da Prefeitura de Maringá. Terá workshops e campeonato nacional de break no Teatro Reviver e no Terminal Intermodal. A Secretaria de Esportes e Lazer também abriu inscrições para aulas de skate nos centros esportivos. Sem contar os eventos anuais permanentes da Prefeitura. Como o Garagem da Juventude, a Semana do Hip Hop, entre outros.

Impulso

Os eventos são fundamentais para a formação de artistas da cultura de rua. É comum, após um evento, crianças e jovens se iniciem no break, skate e desenhos, entre outras ações. Principalmente sob a influência do hip hop que tem muitos adeptos em Maringá. Inclusive com repercussão nacional. A gestão Ulisses Maia promove a Cultura de Rua o tempo todo, dando voz e espaço aos artistas com eventos ou formação de público.

Informações Partidárias

Notícias