MUNICÍPIOS

Maringá oferece apoio a famílias ucranianas

A gestão do prefeito Ulisses Maia (PSD) está participando do processo de acolhimento das pessoas que procuram no Brasil refúgio após a invasão de seu país pelo exército russo

20 de abr de 2022 · Maringá, ucranianos, Ulisses Maia

As famílias ucranianas foram recebidas com festa pela população de Maringá

Redação Scriptum com Assessoria de Comunicação da Prefeitura

A gestão do prefeito Ulisses Maia (PSD), de Maringá (cidade de 436 mil habitantes na região Norte do Paraná), recebeu esta semana oito famílias ucranianas, refugiadas da guerra, às quais a Prefeitura oferecerá o suporte necessário com orientações sobre retirada de documentos, acesso à saúde, educação e demais serviços. O acolhimento dessas famílias será feito pela 2ª Igreja Presbiteriana de Maringá e Igreja Presbiteriana da Vila Operária.

O vice-prefeito, Edson Scabora, e o secretário de Juventude, Cidadania e Migrantes, Emmanuel Predestin, participaram da recepção. “Entendemos o momento de tensão e tristeza que estas famílias estão passando. Estamos à disposição para auxiliar e dar o suporte necessário para que se estabeleçam e possam recomeçar suas vidas. Inclusive, temos feito um trabalho intensificado de acolhimento com todos os imigrantes que chegam até nossa cidade”, destacou o secretário.

O presidente da Comunidade Ucraniana em Maringá, Irineu Halchuk, destacou que a cidade se solidariza com a população daquele país e segue no trabalho de trazer outras famílias. “Estamos unindo forças com diversas instituições para darmos o acolhimento necessário e, assim, contribuir para que elas se adaptem rapidamente e se integrem à nossa cidade”, disse.