MUNICÍPIOS

Maringá terá investimento histórico em iluminação

A cidade do Norte do Paraná inicia esta semana processo para criar Parceria Público-Privada que vai modernizar a iluminação pública, gerando mais segurança,  economia e sustentabilidade

25 de set de 2023 · Maringá, prefeitos, PSD-PR, Ulisses Maiia

Nova iluminação vai dar mais segurança à população e promover o desenvolvimento sustentável

Edição Scriptum com Prefeitura de Maringá

A gestão do prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), está se preparando para realizar o maior investimento da história para revitalização da iluminação pública na cidade do Norte do Paraná, com 410 mil habitantes. Para proporcionar mais segurança à população e promover o desenvolvimento sustentável, além de garantir economia de até R$ 1,5 milhão mensal para o município, a Prefeitura inicia esta semana o processo de licitação, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), de empresas interessadas em participar de Parceria Público-Privada (PPP) para prestação dos serviços de iluminação.

A B3 será a responsável por gerenciar o processo licitatório. As empresas interessadas na PPP da iluminação devem entregar os envelopes de documentação e proposta em 28 de setembro, das 9h às 12h, na sede da B3. A sessão pública será em 6 de outubro, às 14h, também na Bolsa de Valores (B3), com transmissão no Auditório Hélio Moreira.

Por meio da PPP, a empresa contratada será responsável pela prestação dos serviços de iluminação pelo período de 13 anos, o que incluirá a troca de todas as lâmpadas antigas da cidade por modernas de LED, manutenção das novas luminárias e expansão do parque luminotécnico. O estudo para modernização da iluminação foi desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), da USP.

O prefeito Ulisses Maia destaca que a PPP é uma solução inteligente e inovadora para revitalização da iluminação pública. “É o maior investimento da história em iluminação pública, o que reforça Maringá como uma ′Smart City’”, afirma. Ele reforça que a troca dos 55 mil pontos de iluminação localizados em praças, ruas e avenidas da cidade vai proporcionar, além da economia, mais segurança à população e a redução da emissão de carbono, o que tornará a cidade ainda mais sustentável.

“As melhorias fazem parte do nosso compromisso em garantir serviços de qualidade para a comunidade. A revitalização da iluminação pública vai transformar o visual da nossa cidade. Além disso, com a nova iluminação vamos incentivar o lazer e proporcionar que a comunidade possa utilizar por mais tempo espaços públicos”, diz o prefeito.