Loading

Pesquisar

Meirelles prega novo pacto federativo em reunião do PSD

Valor Econômico (02/04/2012) - No Senado, foi instituída a criação de uma comissão especial de notáveis para o tratar da criação de um novo pacto federativo, composta por 14 integrantes, entre juristas, economistas e cientistas políticos.

04 de abr de 2012 · Espaço Democrático, Meirelles, pacto federativo, PSD

O ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles comandou nesta segunda-feira a primeira reunião do conselho de política econômica do Espaço Democrático – fundação criada pelo PSD.

Responsável pela elaboração do programa econômico do partido, Meirelles elegeu a competitividade do Brasil frente ao mercado internacional como principal questão a ser trabalhada nos próximos anos e pregou a criação de um novo pacto federativo que melhore a relação entre os Estados, os municípios e a União.

“O Brasil venceu uma etapa importantíssima que foi a estabilização da economia. O desafio seguinte é ter competitividade no mercado. Isso significa educação, saúde, transporte eficiente e o aspecto fundamental é a questão tributária do país, em que se discute a questão de um novo pacto federativo. Na Europa, por exemplo, vemos que aqueles países que estão com problemas foram os que perderam a competitividade em relação a outros. Essa será a nossa linha mestra de trabalho”, avaliou Meirelles.

A meta do PSD é ter esse programa econômico definido até 2013. No Senado, foi instituída a criação de uma comissão especial de notáveis para o tratar da criação de um novo pacto federativo, composta por 14 integrantes, entre juristas, economistas e cientistas políticos.

Meirelles se eximiu de fazer uma avaliação mais profunda das medidas tomadas pelo governo da presidente Dilma Rousseff nesse sentido. “O governo está tomando uma série de medidas. Agora é aguardar os resultados antes de fazer qualquer julgamento”, pontuou.

Por fim, afirmou não ter a intenção de disputar qualquer cargo político em 2012. Meirelles é um dos cotados para a vice de José Serra (PSDB) na disputa pela sucessão paulistana.

Informações Partidárias

Notícias