No mês da mulher, UBSs de Itapira (SP) farão agendamentos de exames preventivos

Todas as faixas etárias serão atendidas, com prioridade para as que estão em grupos de maior risco

07 de mar de 2022

O prefeito Toninho Bellini

Redação: Scriptum

No mês dedicado à mulher, a Secretaria Municipal de Saúde de Itapira, administrada por Toninho Bellini, do PSD, fará agendamentos de exames para incentivar a prevenção do câncer de colo de útero e do câncer de mama. Desde essa segunda-feira (7) e até o dia 31 de março as pacientes podem se dirigir à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, de segunda a sexta, das 7h às 17h, levando o Cartão SUS e cartão do posto para solicitar o agendamento de papanicolau e mamografia. Todas as faixas etárias serão atendidas, com prioridade para as de 25 a 64 anos para papanicolau e de 50 a 69 anos para mamografia, que são os grupos de maior risco.

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), o câncer do colo do útero é facilmente detectado em sua fase inicial, no exame preventivo (conhecido como Papanicolau), e quando identificados no começo, os casos são curáveis na quase totalidade. Mesmo assim, à exceção do câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta maior causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. “Por isso, é tão importante a realização periódica do papanicolau. E nesse mês de março nós vamos intensificar esse agendamento porque devido a pandemia muitas mulheres deixaram de lado essa prevenção”, disse a diretora da Rede Básica, Deise Aparecida Cega Fernandes.

Já em relação ao câncer de mama, alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem lentamente. A maioria dos casos, quando tratados adequadamente e em tempo oportuno, apresentam bom prognóstico. Os principais exames preventivos são o autoexame das mamas e a mamografia.