ESTADOS

No Paraná, turismo cresce 15,9% no primeiro bimestre

A informação é do IBGE e confirma ciclo de retomada do setor, que aumentou 26,3% nos últimos 12 meses, graças também a investimentos realizados pela gestão do governador Ratinho Junior (PSD)

12 de abr de 2022 · Parana, Ratinho Junior, turismo

Redação Scriptum com Agência Estadual de Notícias

Passado o momento mais grave da pandemia de covid-19, o turismo, um dos setores mais importantes da economia paranaense, vem apresentado tendência positiva, tendo crescido 26,3% nos últimos 12 meses. Só no primeiro bimestre de 2022, segundo o IBGE, o crescimento foi de 15,9% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o País estava iniciando a vacinação contra a covid-19. Os dados constam na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A retomada dos voos comerciais, o aumento no número de ligações aéreas e o crescimento visível na movimentação no Litoral, nas praias de água doce (Oeste e Noroeste) e nos atrativos, como o Parque Nacional do Iguaçu, ajudam a explicar esses números. Segundo balanço da Operação Verão no Paraná, por exemplo, foram 2 milhões de turistas no Litoral na virada. Os parques estaduais receberam 17 mil pessoas no recesso de janeiro e as Cataratas do Iguaçu foram visitadas por quase 300 mil pessoas até março deste ano.

Para estimular o setor, a gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) mantém campanhas institucionais divulgando os atrativos estaduais, principalmente ligados à natureza, e estimula investimentos privados no setor com a concessão de parques estaduais.

O objetivo é espelhar o projeto-piloto já em andamento no Parque Vila Velha, em Ponta Grossa e em outros locais, o que ajuda a diminuir os custos da máquina pública e gera novos atrativos para atrair mais visitantes, principalmente de outros Estados. “As campanhas mostram também o potencial do Estado em receber e atender de maneira adequada esses visitantes. Trabalhamos, ainda, com apoio de outras entidades para aumentar a capacitação de quem atua no setor, para melhor receber as pessoas que querem conhecer nosso Estado”, disse o diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes. “Estamos animados com essa retomada. Esse será um grande ano para o setor”. O Paraná tem cerca de 8 mil empresas turísticas cadastradas.