Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

No Rio, programa cria novas oportunidades para jovens

O prefeito Eduardo Paes (PSD) lançou a segunda edição do Favela Inova, que oferece 100 vagas de capacitação profissional e empresarial a jovens da periferia em situação de vulnerabilidade social

29 de abr de 2022 · ação social, Eduardo Paes, favelas, Rio

Eduardo Paes no lançamento do Favela Inova: “existem ideias boas, inovação, talento em todos os lugares”

Redação Scriptum com site prefeitura.rio

Com o objetivo de garantir mais oportunidades profissionais a jovens de comunidades carentes, a gestão do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD) lançou esta semana a segunda edição do Favela Inova, parceria da Secretaria Especial de Juventude (JUVRio) com o Polo de Inovação da Unisuam (Pólen).

O programa oferece 100 vagas de capacitação profissional e empresarial para jovens de 18 a 29 anos das periferias cariocas em situação de vulnerabilidade social. Ao final, as melhores propostas e ideias apresentadas receberão bolsas de graduação 100% gratuitas.

De acordo com Eduardo Paes, “existem ideias boas, inovação, talento em todos os lugares. A diferença se faz quando você proporciona a oportunidade, abre espaço para quem inova, cria e empreende. Cria facilidade para que as pessoas possam entrar no mercado de trabalho. Gerar esperança faz a sociedade avançar e se desenvolver”.

O Favela Inova tem o intuito de atrair e promover novos negócios de jovens empreendedores e potencializar a economia criativa e o empreendedorismo social local. Para o secretário da JUVRio, Salvino Oliveira, a inserção dos jovens no mercado de trabalho deve ser pensada também por meio das oportunidades de experimentação. “A demanda das organizações e o escopo das vagas de trabalho têm se voltado cada vez mais para as áreas e ferramentas da tecnologia. Para vencer a desigualdade e tirar os jovens da desocupação é preciso oferecer a eles não só políticas públicas e ferramentas de qualificação, como também chances de aplicar o que aprenderam na teoria”, destacou Oliveira.

As inscrições serão recebidas pelo site do Pólen Unisuam. Os jovens selecionados serão capacitados e terão vivências para permitir o início ou alavancar os seus negócios. De forma híbrida, isto é, por meio de mentorias on-line e encontros presenciais no ecossistema de empreendedorismo e inovação do Pólen Unisuam, os selecionados vão lidar com temas diversos como estratégia de marketing, mínimo produto viável, networking, canvas social e identidade visual.

Primeira edição

Na primeira edição do Favela Inova, em 2021, a iniciativa entre a JUVRio e o Pólen Unisuam buscou potencializar o perfil empreendedor já existente nas favelas e periferias da cidade e dar sustentabilidade às ideias inovadoras desenvolvidas nesses territórios. Foram dois meses de ação, com mais de 900 horas de mentorias e 89 empresas inscritas para chegar aos campeões do Favela Inova.

Os participantes se inscreveram nas modalidades “Germinação”, para desenvolver e validar ideias em estágio inicial, e “Incubação”, voltada para projetos desenvolvidos em fase de lapidação. Os três projetos vencedores foram definidos por uma banca de avaliadores para cada modalidade do programa e, posteriormente, apresentados a potenciais investidores.

Informações Partidárias

Notícias