O prefeito Eduardo Paes: “O Cadeg é um lugar de encontro dos cariocas, de alta gastronomia, boas compras, enfim um programa imperdível”
Edição Scriptum com site eduardopaes.com.br
Um dos projetos que o candidato do PSD à reeleição no Rio de Janeiro, Eduardo Paes, pretende levar à frente é a criação de um novo ponto de encontro para os cariocas. A sua proposta é levar uma versão do Mercado Municipal do Rio de Janeiro (conhecido como Cadeg) para a região do Porto Maravilha.
Paes anunciou o projeto durante visita ao Cadeg (que atualmente fica em Benfica) no domingo (25). “O Cadeg tem uma importância histórica para a nossa cidade, esse aqui é o nosso mercado municipal. Vim, mais uma vez, renovar com os comerciantes a intenção de cada vez mais qualificar o mercado como um centro de entretenimento e gastronomia”, disse.
O prefeito lembrou que o Cadeg original ficava na Praça XV, foi demolido para a construção da Perimetral e transferido para Benfica. “É um super equipamento, mas eu tenho uma frustração, desde que tirei a Perimetral ainda não consegui ter um mercado municipal qualificado no Centro do Rio. A conversa com o Cadeg é fundamental, é quase um retorno dos comerciantes para suas origens. O Cadeg é um lugar de encontro dos cariocas, de alta gastronomia, boas compras, enfim um programa imperdível”, disse.
O prefeito revelou que já está identificando algumas áreas no Porto Maravilha e no Centro da cidade. A ideia é fazer num modelo parecido com o de Niterói, com apoio de parceria privada.
Porto Maravilha
Sancionada em dezembro de 2023, a Lei Complementar n° 267/2023, de autoria do Poder Executivo, expandiu a Operação Urbana Consorciada (OUC) da região do Porto do Rio para o bairro de São Cristóvão, vizinho a Benfica.
A mudança acrescentou 3,7 milhões de metros quadrados para utilização dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs), títulos comercializados pela Caixa Econômica Federal, e que garantem aos investidores o direito de construir com novos parâmetros urbanísticos.
A região já conta com o Terminal Intermodal Gentileza e o Porto Maravalley, um hub de tecnologia com a presença de diversas empresas e o IMPA Tech, o primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).
A Quinta da Boa Vista passou por uma grande obra de revitalização em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. No local, funciona o novo zoológico, o BioParque, que foi completamente remodelado.
Futuramente a região terá novas opções de moradia em condomínios, o estádio do Flamengo no Gasômetro e a restauração da Estação Leopoldina, com a construção da Cidade do Samba 2, um centro de convenções, um empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida, entre outros.