Eduardo Paes em visita ao Civitas: “Programa é mais um exemplo do esforço que nós fazemos para colaborar com as Forças de Segurança do Rio de Janeiro”
Edição Scriptum
Satisfeito com os resultados que vêm sendo obtidos pela Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia de Apoio a Segurança Pública (Civitas), o candidato do PSD à reeleição para a Prefeitura, Eduardo Paes (PSD), quer ampliar a sua atuação, estendendo o programa a todas as principais vias e avenidas, além de intensificar o monitoramento em todas as portas de entrada e saída da cidade.
Paes visitou a sala de situação do Civitas na terça-feira (3), conversou com especialistas, analisou dados e afirmou que “o programa é mais um exemplo do esforço que nós fazemos para colaborar com as Forças de Segurança do Rio de Janeiro”.
Segundo ele, “a ideia é que cada vez mais a gente amplie esse sistema para colaborar com aquelas forças que cuidam da segurança pública, que é a Polícia Militar e a Polícia Civil. Esse esforço é permanente, de colaborar com as ações da Guarda Municipal, com as ações indiretas de iluminação, indiretas de iluminação, por exemplo. O BRT Seguro é outro exemplo disso. E o Civitas é mais uma etapa desse processo importante de integração entre as ações da Prefeitura, colaborando com as Forças de Segurança Pública”.
Inaugurada em junho deste ano, a central Civitas tem como objetivo, com base em dados e análises, monitorar e apoiar as forças de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil, Marinha, Sistema de Justiça, Ministério Público Municipais e Estaduais no combate a atividades irregulares ou ilegais. A Central de Inteligência funciona 24h, todos os dias, e conta com 1.500 radares e cerca de 3.800 câmeras.