O prefeito Camilo Martins destacou que Palhoça já é reconhecida por ser uma cidade inovadora, que estimula o uso de tecnologias para melhorar serviços
A gestão do prefeito Camilo Martins (PSD), de Palhoça (município de 172 mil habitantes, na região metropolitana de Florianópolis), iniciou atendimentos online para serviços de trânsito como recursos de infração, indicação de condutor infrator, pedido de ressarcimento de autuação, defesa para a Junta Administrativas de Recursos de Infrações (Jari) e Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), além de ressarcimento de multas. A iniciativa é inédita em oferecer atendimentos de trânsito 100% online e os órgãos estaduais estudam utilizá-la como referência para outros municípios.
Todos esses serviços podem ser solicitados no Portal do Cidadão. O secretário de Segurança Pública da cidade catarinense, Alexandre de Sousa, explica que as vantagens da nova ferramenta são inúmeras. “O atendimento on-line evita a locomoção e a aglomeração de pessoas na secretaria, principalmente nesse momento de pandemia; economia de papel, já que não há mais necessidade de montar pastas com processos físicos; agilidade, principalmente nas respostas online, que são enviadas imediatamente ao cidadão via e-mail; segurança, pois as informações ficam armazenadas em nuvem e não há risco de perda ou extravio”.
O prefeito Camilo Martins lembra que Palhoça já é reconhecida por ser uma cidade inovadora, que estimula o uso de tecnologias para melhorar serviços na cidade, sem envolver recursos públicos. “A tecnologia na gestão pública reduz custos públicos e permite investimentos nas necessidades da população”, conclui.