Loading

Pesquisar

SAÚDE

Para senador, lockdown pode ajudar contra epidemia

Na avaliação de Otto Alencar (PSD-BA), bloqueio total, se adotado com rigoroso critério técnico, pode ser importante para controlar a doença em locais com alto índice de contágio

12 de maio de 2020

O senador Otto Alencar: “Eu sou favorável ao lockdown desde que seja feito com critério técnico”

O avanço do contágio pelo novo coronavírus e o risco de esgotamento do sistema público de saúde levaram à adoção de medidas mais rígidas de isolamento social por governos estaduais e municipais em algumas regiões do país. O chamado lockdown, termo em inglês que significa bloqueio total, é apontado por senadores como uma ação efetiva para tentar buscar o controle da epidemia apesar dos impactos econômicos que a medida poderá gerar nessas localidades.

À medida que o número de pessoas contaminadas pela covid-19 vai aumentando, outros Estados e municípios começam a estudar a ampliação de medidas restritivas. Em Salvador, desde sábado (9), medidas restritivas foram aplicadas em três localidades: Avenida Joana Angélica, Boca do Rio e Plataforma.

Segundo o senador Otto Alencar (PSD-BA), as normas foram estabelecidas após entendimento do governo estadual com o governo municipal e obedecendo a critérios estritamente técnicos, levando em consideração apenas locais com alto índice de contágio. “Eu sou favorável ao lockdown desde que seja feito com critério técnico, com observação dos infectologistas, dos médicos para que não se isole localidades onde não foram detectados sequer um caso. Portanto, isso não pode ser na visão, no achismo, de dizer: ‘vamos abrir aqui, fechar ali’. Tem que ser com dados epidemiológicos corretos, informados pelo Cimatec (Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia)”.

Fonte: Agência Senado

Informações Partidárias

Notícias