ECONOMIA

Paraná foi o Estado que mais cresceu no País em 2023

O governador Ratinho Junior comemorou o aumento de 7,8% na atividade econômica paranaense em 2023, o maior crescimento entre os Estados, cuja média ficou em 2,45%

22 de fev de 2024 · Economia, Parana, ranking, Ratinho Junior

Com clima favorável, produção agrícola deu importante contribuição ao crescimento em 2023

Edição Scriptum com Agência Estadual de Notícias

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), comemorou na quinta-feira (22) o aumento de 7,8% na atividade econômica paranaense ao longo do ano passado, quando registrou o maior crescimento entre os Estados brasileiros, com a média nacional ficando em 2,45%. Os dados fazem parte do Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado pelo Banco Central.

“O ano passado foi muito positivo para a economia. Alcançamos o maior número de população empregada da história, os números do PIB já divulgados apontam um crescimento bem expressivo e o porto bateu recorde de movimentação. Com os investimentos nas cidades e a infraestrutura que estamos programando para o futuro, o Paraná deve alcançar protagonismo ainda maior no cenário nacional”, disse Ratinho Junior.

A liderança no ranking de atividades econômicas foi reflexo do crescimento de todas os segmentos produtivos no Estado ao longo do último ano. No âmbito da agropecuária, por exemplo, houve aumento de 36% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em comparação a 2022, o que representa um salto de 33,3 milhões para 45,4 milhões de toneladas colhidas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As condições climáticas mais favoráveis, sem a ocorrência de estiagens prolongadas, também contribuíram, sobretudo para o resultado do agronegócio – em 2023, as exportações paranaenses, constituídas majoritariamente de produtos do agro, cresceram 13,7%.

Além da atividade primária, o Paraná foi destaque no setor terciário, apresentando incremento de 11,2% do volume de serviços no ano passado, enquanto os segmentos industrial e do comércio varejista registraram elevações de 1,5% e 1,1%, respectivamente, de acordo com pesquisas do IBGE que são consideradas no cálculo do IBCR.

Políticas públicas

Na avaliação do presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Jorge Callado, a expressiva expansão da atividade econômica paranaense foi impulsionada pelos processos de desburocratização e melhoria contínua do ambiente de negócios promovidos pela gestão do governador Ratinho Junior.

“A liderança do Paraná reflete o bom desempenho nas áreas da agricultura, indústria e serviços e é uma consequência das políticas públicas que tem atraído mais investimentos no setor produtivo do Estado. Este fomento ocorre em função da melhoria das condições de infraestrutura, sustentabilidade, tecnologia e inovação em relação às demais unidades da Federação”, afirma.

Ranking

Confira o ranking completo com a variação anual do IBCR por Estado entre 2022 e 2023, conforme o Banco Central:

• Paraná: 7,8%
  • Goiás: 6,1%