Um ato simbólico da parceria entre Brasil e Japão: o plantio de uma espécie de pequi sem espinhos típica do Brasil.
Edição Scriptum com Ministério da Agricultura
O ministro da Agricultura e da Pecuária, senador licenciado do PSD-MT Carlos Fávaro, participou na quarta-feira (14) de uma audiência com o embaixador japonês no Brasil, Teiji Hayashi, o presidente da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Akihiko Tanaka, e a presidente da Embrapa, Silvia Massruha, durante ato realizado na sede da empresa, em Brasília.
Entre os assuntos tratados, está o lançamento da fase de execução do “Projeto de Desenvolvimento Colaborativo da Agricultura de Precisão e Digital para o Fortalecimento do Ecossistema de Inovação e a Sustentabilidade do Agro Brasileiro”.
De acordo com a presidente da Embrapa, o projeto abre a oportunidade do trabalho conjunto para a conversão de áreas de pastagens de baixa produtividade em terras agricultáveis, aumentando a área de plantio com produtividade e sem desmatamento.
A JICA tem sido uma das principais parceiras da Embrapa nestes 50 anos desde sua criação, com importante participação no desenvolvimento da expansão de culturas para o Cerrado. Durante o encontro, foram abordadas as propostas de continuidade na cooperação técnica entre os países para intensificação do desenvolvimento sustentável.
Um ato simbólico da parceria entre os países foi realizado durante o evento: o plantio de uma espécie de pequi sem espinhos típica do Brasil. “Essa cooperação técnica é, sem dúvida, muito importante. Temos a determinação de fazer uma missão governamental e empresarial no Japão para levarmos essas oportunidades de interesses bilaterais e avançar nos sistemas propostos”, explicou o ministro Carlos Fávaro. O Ministério da Agricultura e Pecuária deve promover uma missão ao Japão no próximo mês.