MUNICÍPIOS

Passo Fundo terá Escola Pública de Trânsito em 2024

Na abertura da Semana Nacional do Trânsito, o prefeito da cidade do interior gaúcho, Pedro Almeida (PSD), falou sobre o projeto e destacou a importância da educação para elevar a segurança nas ruas

19 de set de 2023 · Passo Fundo, Pedro Almeira, prefeituras, Rio Grande do Sul, trânsito

Pedro Almeida: “Estímulo para que crianças se tornem cidadãos melhores”

Edição Scriptum com Prefeitura de Passo Fundo

Na abertura das atividades que vão marcar a Semana Nacional do Trânsito em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul, o prefeito Pedro Almeida (PSD) anunciou que a cidade de 206 mil habitantes terá, em 2024, a Escola Pública de Trânsito. A iniciativa visa formar cidadãos engajados com um trânsito mais seguro para todos a partir da educação de crianças e adolescentes.

“Nossa aposta para um futuro melhor está na Educação e nas crianças. É por isso que o município aderiu à carta das Cidades Educadoras, integra a associação internacional e está criando escolas públicas em diversas áreas. Precisamos dar esse subsídio para que os nossos alunos tenham conhecimento e possam se tornar melhores cidadãos do que nós e sentimos a necessidade de educarmos para o trânsito”, disse o prefeito.

Ele enfatizou que a cidade terá “uma estrutura no Bairro COHAB Secchi, que simulará uma minicidade com os elementos do trânsito para a realização de atividades com os estudantes a fim de que eles possam ser estimulados, desde cedo, a respeitar a vida no trânsito”.

De acordo com o secretário de Segurança, João Darci Gonçalves, a unidade contará com uma estrutura de contêineres para o desenvolvimento de atividades interativas com as crianças. “Teremos salas de aula e, além disso, um espaço para simulação do trânsito: uma pista com sinalização, semaforização, faixas de pedestres e demais elementos que estão inseridos em uma via real. Vamos adquirir carrinhos elétricos pequenos para essas ações de instrução”, explicou.

De acordo com Gonçalves, o trabalho de conscientização, realizado pelo Núcleo de Educação para o Trânsito, será ampliado com a Escola Pública de Trânsito. “Temos reduzido os indicadores de ocorrências de trânsito no perímetro urbano, mas não ficamos felizes porque elas ainda ocorrem. Trabalhamos muito a questão da educação porque sabemos que ela é fundamental para formarmos bons condutores e pedestres, responsáveis com a vida”, disse.

A Prefeitura atua com base em um trabalho conjunto das secretarias municipais e um dos indicadores que melhoraram ao longo do tempo se refere às ocorrências de atropelamentos, que diminuíram em mais de 50% nos últimos anos. De 2013 a 2017, foram registradas 639 ocorrências e, destas, 83 com morte. De 2018 a 2022, esses números foram de 305 e 45, respectivamente.

Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito é prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Com o tema “No trânsito, Escolha a Vida”, as atividades de 2023 buscarão mobilizar a sociedade em uma cultura de segurança no trânsito mais sólida e consistente, que atente também à mobilidade urbana. Por isso, o cuidado com os mais vulneráveis, o do tráfego, a acessibilidade e a sustentabilidade são as ideias centrais durante este período. Até 25 de setembro, o município terá uma agenda coletiva, envolvendo toda a sociedade neste contexto.