Loading

Pesquisar

MINISTÉRIO

Plano para estimular a exportação de pescados

O ministro André de Paula e o deputado Luiz Nishimori (PSD-PR) assinaram esta semana o projeto Brazilian Seafood, destinado a alavancar o mercado de pesca no Brasil

22 de fev de 2024 · André de Paula, aquicultura, Luiz Nishimori, pesca

Convênio assinado por André de Paula e Luiz Nishimori deve elevar investimentos

Edição Scriptum com MPA e psdcamara.org.br

O ministro da Pesca e Aquicultura, ex-deputado André de Paula (PSD-PE), e o deputado Luiz Nishimori (PSD-PR) assinaram esta semana o projeto Brazilian Seafood, destinado a alavancar o mercado de pesca no Brasil. Nishimori é presidente da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura. O Brazilian Seafood é um convênio entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), com apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura.

Trata-se de um plano para o desenvolvimento das empresas e marcas da pesca e aquicultura nacional, com foco na sustentabilidade e responsabilidade social em toda a cadeia produtiva pesqueira, capacitando as empresas e inserindo sua participação em feiras internacionais de pescado.

Luiz Nishimori informou que há expectativa de investimentos no valor de R$ 8 milhões na exportação do setor pesqueiro brasileiro. ”Tenho certeza de que será o início do avanço de grande sucesso do setor da pesca e aquicultura”, disse.

O ministro André de Paula, por sua vez, destacou que “a abertura de mercado é prioridade deste Ministério, pois está diretamente ligada à garantia da segurança alimentar e ao programa de combate à fome, pilares do nosso governo que, em convergência com a iniciativa privada, dá o exemplo de parceria para que o Brasil, sua pesca e aquicultura avancem”.

A Apex já anunciou a realização do primeiro Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) de pescado, com toda a ajuda necessária para que as empresas entrem no mercado exportador. Também estão previstas ações de empresas brasileiras de pescado nas feiras internacionais, com o objetivo de impulsionar a abertura do mercado europeu a partir da divulgação da qualidade do nosso pescado.

Em janeiro, o Ministério da Pesca e Aquicultura já havia assinado com a Apex o acordo de cooperação para a internacionalização do setor pesqueiro aquícola. O acordo tem como foco principal a promoção de ações que impulsionarão os negócios internacionais.

Informações Partidárias

Notícias