Loading

Pesquisar

GESTÃO

Porto Ferreira (SP) amplia cobertura da atenção básica à saúde

Medidas adotadas pelo prefeito Rômulo Rippa (PSD) resultaram no aumento do número de munícipes atendidos na rede municipal

17 de fev de 2020

Dados do Ministério da Saúde mostram que a cobertura saltou de 58,89% da população, em 2016, para 84,54% em 2019.

A gestão do prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Rippa (PSD), ampliou o atendimento na rede de atenção básica à saúde no município do interior paulista, que tem população estimada em 55,7 mil habitantes. Dados do Ministério da Saúde mostram que a cobertura saltou de 58,89% da população, em 2016, para 84,54% em 2019.

Nos três anos de mandato de Rippa, a cobertura atingiu mais 14,3 mil pessoas, totalizando cerca de 47,1 mil habitantes. A atenção básica, também chamada de atenção primária, é a porta de entrada dos usuários no sistema de saúde, o atendimento inicial.

Entre suas principais funções estão a orientação sobre a prevenção de doenças e o direcionamento dos casos mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. No Brasil, há diversos programas governamentais relacionados à atenção básica, entre eles o Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas UBSs.

O prefeito Rômulo Rippa

O prefeito fez questão de elogiar o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. “Na pessoa da secretária Vera Visolli, quero cumprimentar toda a equipe e nossos servidores pela dedicação, responsabilidade e empenho em conseguir, em tão pouco tempo, atingir uma melhoria significativa na cobertura da atenção básica e assim garantir mais qualidade no atendimento de nossa população. Isso vem ao encontro da proposta de nosso governo de reforçar os trabalhos de prevenção porque, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar.”

Desde a posse de Rippa, a Secretaria de Saúde adotou medidas que melhoraram os indicadores da cidade, entre elas a implantação do programa UBS Noturna e a ampliação do programa Estratégia de Saúde da Família, que registrou aumento no número de atendimentos, de 17,2 mil pessoas, em 2016, para 27,6 mil, no ano passado.

Informações Partidárias

Notícias