Loading

Pesquisar

CÂMARA

Ideia favorece reservistas no mercado de trabalho

Projeto da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) cria programa de inserção de jovens egressos do serviço militar em empresas de segurança e na indústria de armamento bélico

27 de set de 2023 · jovens, Laura Carneiro, mercado de trabalho, reservistas

Para Laura Carneiro, medida pode afastar do crime jovens com formação militar

Edição Scriptum com Agência Câmara

Projeto da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), que cria um programa de inserção de jovens egressos do serviço militar em empresas de segurança e na indústria de armamento bélico, chamado de Reservistas em Ação por Cidadania, foi aprovado pela Comissão de Trabalho da Câmara.

O texto estabelece a oferta de carteira assinada, treinamento e contrato especial por três anos, prorrogável. No caso das empresas de segurança, os reservistas devem representar entre 5% e 10% do quadro de pessoal. “A disseminação do crime organizado no Brasil pode levar um jovem com treinamento militar, com baixa escolaridade e com necessidade de sobrevivência a sucumbir a seu assédio”, observa Laura Carneiro.

O relator, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), recomendou a aprovação. Segundo ele, as políticas públicas de emprego devem priorizar a inserção dos jovens no mercado de trabalho. “As pesquisas demonstram que a maior dificuldade de empregabilidade é a das pessoas na faixa etária entre os 17 e os 29 anos”, disse.

Ele apresentou três emendas ao texto. Uma delas reduziu a contratação obrigatória de reservistas prevista na proposta (de 15% a 25% para 5% a 10%).

O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e passará pelo Plenário da Câmara.

Informações Partidárias

Notícias