Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Projeto garante absorventes para mulheres de baixa renda em Cotia (SP)

Gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) investe no bem-estar e na saúde das moradoras em situação de vulnerabilidade no município da Grande São Paulo. Medida também vai evitar que estudantes faltem às aulas por não terem itens de higiene

14 de out de 2021

O prefeito Rogério Franco

O prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD), enviou para a Câmara de Vereadores um projeto de lei que vai garantir a distribuição de absorventes higiênicos para alunas de baixa renda da cidade da Grande São Paulo, com população estimada pelo IBGE em 257 mil habitantes. A iniciativa faz parte do projeto Sempre Mais Livre, que beneficiará estudantes da rede municipal inscritas no CadÚNico — cadastro do Governo Federal que reúne famílias em situação de vulnerabilidade social — além de mulheres em situação de acolhimento ou de rua. Em casos excepcionais, poderão ser beneficiadas meninas com menos de nove anos que já tenham iniciado o ciclo menstrual.

Caso seja aprovado pelo Legislativo, o projeto será implantado pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Saúde. “Esse programa tem um foco na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida das meninas e das mulheres. No caso das estudantes, terá impacto direto no combate à evasão escolar, pois as meninas de famílias carentes, em alguns momentos, acabam não indo à escola no período menstrual por não terem acesso ao absorvente. É mais que um programa social, é um programa de saúde e educação”, destacou o prefeito.

Ainda segundo Franco, a Prefeitura pretende realizar palestras para orientar as jovens sobre a menarca (primeira menstruação) e organizar campanhas educativas. Além disso, a administração planeja promover pesquisas para verificar a demanda por absorventes na cidade.

Informações Partidárias

Notícias