Loading

Pesquisar

ECONOMIA

Proposta de Omar Aziz em defesa da Zona Franca

Senador do PSD do Amazonas é um dos autores de projeto que pretende sustar a redução do imposto de importação de bicicletas, que pode destruir empregos em Manaus em plena crise sanitária

26 de fev de 2021

Senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas

Tendo como um de seus autores o senador Omar Aziz, do PSD do Amazonas, foi apresentado no Senado um projeto de decreto legislativo para sustar um decreto presidencial que diminui o Imposto de Importação de bicicletas (PDL 87/2021). A medida, anunciada pelo governo federal no dia 17, reduz progressivamente a alíquota do imposto, de 35% para 20%, até o fim do ano.

Apresentada pela bancada do Amazonas no Senado, a proposta, que susta uma resolução do Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex), também tem como autores os senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Plínio Valério (PSDB-AM).

Segundo a justificava do projeto, a medida do governo traz enorme risco de desindustrialização para o setor, com incentivo de substituição da capacidade produtiva interna. Para os senadores, o setor de bicicletas é decisivo para a geração de empregos em Manaus. “É preciso considerar o peso da indústria de bicicletas na geração de emprego e renda no país. Na zona franca de Manaus (ZFM), o setor gerou cerca de 1,1 mil empregos diretos e 3,5 mil indiretos, respondendo por um faturamento de ordem de R$ 764 milhões”, diz o texto.

Os senadores também destacam que o Amazonas, por causa da covid-19, vive a pior crise sanitária de sua história, com efeitos econômicos gravíssimos, o que torna ainda maior a dependência dos empregos do Polo Industrial de Manaus. Segundo eles, a resolução compromete não apenas a indústria nacional de bicicletas, mas a própria zona franca.

“Não se trata de simplesmente proteger os produtos nacionais de competição. O próprio setor já propôs a redução escalonada de tarifas de importação de bicicletas, desde que condicionada a um conjunto de melhorias no ambiente de negócios do país, inclusive por meio de simplificação tributária e do aumento da eficiência aduaneira e logística. Essas condições obviamente não estão presentes neste momento”, afirma a justificativa do projeto.

De acordo com os senadores, o setor também tem um papel estratégico no equilíbrio ambiental da Amazônia, uma vez que existem evidências de que a geração de empregos na ZFM reduz a pressão pelo desmatamento.

Fonte: Agência Senado

Informações Partidárias

Notícias