06 de ago de 2014
· Conade, deficiência, PSD
Tendo a igualdade de oportunidades como uma de suas principais diretrizes, o Partido Social Democrático (PSD) tem apoiado com entusiasmo o desenvolvimento de políticas nacionais e setoriais para a inclusão de pessoas com deficiência. Por isso, no executivo ou nos parlamentos, as lideranças do PSD procuram defender e adotar todos os meios que possam garantir ampla acessibilidade.
É o caso, por exemplo, da recente iniciativa do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). Órgão superior de deliberação colegiada, criado para acompanhar e avaliar o desenvolvimento da política de inclusão, o Conade está sugerindo a todos os partidos políticos a adoção de formas de comunicação adequadas a pessoas com deficiências visuais e auditivas na propaganda eleitoral deste ano.
Em resposta a uma correspondência encaminhada pelo presidente do Conselho, Antonio José do Nascimento Ferreira, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, determinou um amplo esforço de divulgação das sugestões do Conade a todas as instâncias do partido.
Em sua carta, Ferreira recomenda ”que todos os partidos políticos, a fim de garantir a efetiva e plena participação política das pessoas com deficiência, em igualdade de oportunidade com as demais pessoas”, adotem, na propaganda eleitoral gratuita e nos debates transmitidos pela TV, formas de comunicação como Libras (linguagem brasileira de sinais), legendas e audiodescrição. Sugere, ainda, o fornecimento de propaganda impressa em braile.
Conade propõe formas de comunicação inclusivas