ECONOMIA

PSD indica deputado para Comissão de Desenvolvimento

Sidney Leite, do Amazonas, foi indicado pelo partido para presidir uma das mais importantes comissões da Câmara. A eleição dos integrantes da mesa será na próxima semana

14 de abr de 2022

Sidney Leite: experiência na administração pública, tendo sido prefeito e secretário estadual no Amazonas

Redação Scriptum com site da Liderança do PSD

Vice-líder da bancada do PSD na Câmara, o deputado Sidney Leite, do Amazonas, foi indicado pelo partido para a presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviço, uma das mais importantes da Casa. Entre suas atribuições estão atividades como discutir e votar propostas sobre a ordem econômica nacional; a atividade industrial, comercial, agrícola e serviços do setor econômico terciário; e políticas de importação e exportação, entre outras. A eleição dos integrantes da mesa do colegiado deve ocorrer na próxima semana.

Sidney Leite está em seu primeiro mandato como deputado federal. Ele exerceu, anteriormente, dois mandatos como deputado estadual. Em 2021, foi o primeiro vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação. O parlamentar nasceu em Maués, localizado no baixo Amazonas, e militou, desde muito cedo, no movimento estudantil. Foi prefeito do município por dois mandatos e vice-prefeito também. Além disso, atuou como secretário de Educação da cidade.

Leite também ocupou os cargos de secretário de Agricultura do Amazonas, de chefe da Casa Civil do Estado e de secretário estadual da Produção Rural. Ainda presidiu o Instituto de Cooperação Técnica Intermunicipal e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas, e foi secretário de Projetos Especiais e Gestão Tecnológica (Semtec) da Prefeitura de Manaus.

Atribuições

O colegiado também trata do sistema monetário; moeda; câmbio e reservas cambiais; comércio exterior; políticas de importação e exportação em geral; acordos comerciais, tarifas e cotas; atividade econômica estatal e em regime empresarial; programas de privatização; monopólios do governo federal.

Também estão entre as atribuições da Comissão de Desenvolvimento a fiscalização e o incentivo, pelo Estado, às atividades econômicas; as diretrizes e bases do planejamento do desenvolvimento nacional equilibrado; os planos nacionais e regionais ou setoriais; matérias relativas a direito comercial, societário e falimentar; direito econômico; propriedade industrial e sua proteção; registro de comércio e atividades afins; políticas e sistema nacional de metrologia, normalização e qualidade industrial; e matérias relativas à prestação de serviços.