Loading

Pesquisar

LUTO

PSD lamenta morte do ex-governador Wilson Braga

Líder político da Paraíba, eleito para o governo do Estado no início do período de redemocratização do País, faleceu vítima da covid-19, assim como sua esposa, a ex-deputada Lúcia Braga

19 de maio de 2020

Wilson Braga foi casado com Lúcia Braga, ex-deputada federal, e teve três filhos

Lideranças do PSD manifestaram nesta segunda-feira (18) pesar pelo falecimento do ex-governador da Paraíba, Wilson Leite Braga, aos 88 anos de idade, em João Pessoa. Braga, que participou da criação do PSD em 2011, faleceu na noite de domingo (17), vítima da covid-19. O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, disse que Wilson Braga foi um dos nomes mais importantes da política paraibana. “Fomos colegas no Congresso Nacional e tive a honra de estar também ao seu lado como fundador do PSD. Meus sentimentos à família e a tantos amigos que já viviam o luto da partida de sua esposa, Lúcia Braga, há alguns dias. Precisamos unir esforços para superar o coronavírus”, lembrou Kassab.

Para o prefeito de Campina Grande e presidente do PSD da Paraíba, Romero Rodrigues, a morte do líder político deixa a Paraíba de luto e marca o fim de um círculo histórico de uma geração de líderes que causaram grande impacto na vida contemporânea dos paraibanos. “Todos os que tivemos a oportunidade e o privilégio de conhecer o ex-governador, natural de Piancó, aprendemos muito com ele e sua história de vida. Ele nos deixa, após heroica resistência, exatos nove dias após a partida da esposa e companheira de toda a vida, a ex-deputada Lúcia Braga, a quem também homenageamos”, afirmou.

Wilson Braga, de 88 anos, foi eleito governador do Estado pelo PDS, em 1982, derrotando Antônio Mariz. Wilson Braga foi casado com Lúcia Braga, ex-deputada federal, e teve três filhos.

Lúcia Braga morreu no dia 8 de maio, também vítima da covid-19. Ambos chegaram no mesmo dia no hospital, mas Lúcia, em estado mais grave, foi direto para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). O ex-governador foi levado ao tratamento intensivo um dia depois do falecimento da esposa.

Devido a morte ter sido causada por covid-19, não houve velório. Apenas a família teve acesso ao cemitério, onde o enterro aconteceu no início da manhã de segunda-feira.

Wilson Leite Braga nasceu no dia 18 de julho de 1931. Ele era sertanejo, da cidade de Conceição, no Vale do Piancó paraibano. O pai, cearense, migrou para Paraíba nos anos 20 do século passado. Foi comerciante, mas ingressou na política, chegando a ser prefeito de Conceição por três mandatos.

Wilson Braga cresceu acompanhando a vida pública do pai. Depois de iniciar seus estudos na cidade em que nasceu, teve oportunidade de buscar outras cidades até chegar em João Pessoa. Morou na casa do estudante, instituição que ele ajudou a fundar. Cursou Direito e foi líder estudantil. Em sua carreira política passou pelos principais cargos eletivos: foi deputado estadual cinco vezes. A primeira, em 1955, pela UDN, e a última em 2014, pelo antigo PMDB. Em Brasília, ocupou a cadeira de deputado federal por sete vezes, sendo a primeira vez em 1996, pelo Arena, e a última em 2006, pelo PMDB. Ele fez parte do grupo de governadores eleitos no período da retomada das eleições diretas para governadores do Estado, após o período militar.

É lembrado pela execução do projeto Canaã, que buscava autossuficiência na produção de alimentos na região do semiárido paraibano, com a utilização de recursos hídricos de forma integrada. Também conhecido pelos mutirões para construção de casa para baixa renda em bairros de periferia de João Pessoa e trabalhos de assistência social no Estado.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, também lamentou o falecimento de Wilson Braga. “Wilson Braga partiu nos deixando um legado de lutas e serviços que marcaram a vida dos paraibanos. Ele teve uma vida marcada pelo trabalho político intenso, assumindo os mais diversos cargos públicos em todas as esferas de poder e buscou deixar um legado para a história. Nossos profundos votos de pesar à família, amigos e milhares de paraibanos que hoje lamentam a sua perda. Desejamos força e serenidade para atravessar este momento de dor e luto”, afirmou.

Informações Partidárias

Notícias