Loading

Pesquisar

ELEIÇÕES 2018

PSD se consolida entre os quatro maiores partidos do País

Com mais de 24 milhões de votos, partido elegeu 34 deputados federais, quatro senadores, 58 deputados estaduais e um governador, confirmando sua importância no cenário político

08 de out de 2018 · 2018, eleições

Edição: Scriptum

Sete anos após sua criação, em 2011, o PSD se consolidou, na eleição deste domingo (7), como um dos quatro maiores partidos do País, superando siglas tradicionais, com muito mais tempo de atividade. Em todo o Brasil, o PSD teve mais de 24,7 milhões de votos. Com a eleição de 34 deputados federais, o PSD terá a quarta maior bancada da Câmara, à frente do MDB e do PSDB. Além disso, o PSD elegeu quatro novos senadores, elevando para sete o número de representantes no Senado, onde terá a terceira maior bancada, juntamente com o DEM.

O partido também elegeu um governador em primeiro turno, Ratinho Junior, no Paraná, e tem dois outros candidatos disputando o segundo turno: Belivaldo Chagas, em Sergipe, e Gelson Merisio, em Santa Catarina. Os dois chegaram em primeiro lugar na apuração de votos deste domingo e disputam o segundo turno na condição de favoritos. Há também dois vice-governadores do PSD na disputa do segundo turno – Marcos Montes, em Minas Gerais, e José Paulo Cairoli, no Rio Grande do Sul.

Em todo o País, o PSD elegeu 58 deputados estaduais, com destaque para os Estados da Bahia, Paraná, Santa Catarina e Sergipe.

Os novos senadores do partido são Angelo Coronel (eleito com 3,9 milhões de votos na Bahia); Petecão (30,7% dos votos no Acre); Arolde de Oliveira (2,38 milhões de votos no Rio de Janeiro) e Irajá Abreu (16,8% dos votos no Tocantins). Na próxima legislatura, eles se juntarão aos outros senadores do partido – Otto Alencar (BA), Omar Aziz (AM) e Lasier Martins (RS) –, compondo uma bancada com 7 integrantes.

Informações Partidárias

Notícias