Loading

Pesquisar

ESTADOS

Ratinho Jr. destaca potencial do Paraná a investidores

Ações do governo para atrair investimentos e preparar o Paraná para o desenvolvimento e as conquistas na área da economia foram tratados em evento promovido pelo banco Credit Suisse, em São Paulo

29 de jan de 2020 · #ratinhojunior

A projeção alcançada no território nacional e no mercado internacional com as quatro edições do Paraná Day de 2019 também foram destacadas por Ratinho Junior

Em palestra para investidores estrangeiros, em São Paulo, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) mostrou indicadores da recuperação econômica do Estado, como o crescimento do Produto Interno Bruto, a geração de empregos (4º do País, melhor resultado dos últimos seis anos), a evolução da produção industrial (5,4%, maior do Brasil) e do comércio varejista (3,21%), o saldo de 111 mil novas empresas e a prospecção de mais de R$ 20 bilhões em investimentos privados.

“Foi um evento muito importante para o Estado porque apresentamos nosso potencial. E apenas o Paraná e São Paulo foram convidados, devido ao bom desempenho de suas economias em 2019, em especial na indústria, comércio e turismo, além da geração de emprego”, afirmou Ratinho Junior. A palestra foi feita para investidores brasileiros e estrangeiros reunidos pelo banco Credit Suisse no painel “Os Desafios dos Estados Brasileiros” na 2020 Latin America Investment Conference.

A projeção alcançada no território nacional e no mercado internacional com as quatro edições do Paraná Day de 2019 também foram destacadas por Ratinho Junior. “Os maiores investidores do mundo tiveram oportunidade de conhecer o Estado nesses últimos meses, e agora podem apontar seus investimentos para o Paraná, o que também ajuda o Brasil a crescer economicamente”, complementou.

Em paralelo, o governador apresentou as reformas administrativas, a política de austeridade com as contas públicas e o olhar para a inovação, voltado, principalmente, para a geração de emprego e para a prestação qualificada das políticas públicas nas áreas prioritárias, como saúde, educação e segurança.

Ratinho Junior citou, ainda, a implementação do compliance em todas as secretarias, as parcerias público-privadas, o credenciamento de parques tecnológicos e investimentos em combustíveis alternativos como medidas desafiadoras que terão impacto direto no futuro do Paraná, tanto na seara administrativa como na cadeia de sustentabilidade.

O governador também destacou as principais conquistas da infraestrutura em 2019, como o Banco de Projetos Executivos, capaz de reestruturar rodovias essenciais para o desenvolvimento econômico do Estado; a autonomia do Porto de Paranaguá; o Voe Paraná, com 19 aeroportos conectados entre si e com os principais destinos do Brasil e do mundo; a nova ponte entre o Brasil e o Paraguai, na região Oeste; e a ampliação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu.

“Infraestrutura ainda é um grande gargalo brasileiro, principalmente diante de um cenário de recuperação econômica. E um desafio ainda maior para os estados brasileiro, que perderam a capacidade de investimento nos últimos anos. No Paraná, organizamos a máquina pública para fazer sobrar recursos para a infraestrutura, que é fundamental para atrair novos negócios, empregos e desenvolvimento social”, afirmou o governador.

Ratinho Junior disse que o Paraná vai alcançar posição ainda mais proeminente na América Latina depois da concessão de quatro aeroportos (Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina e Foz do Iguaçu) para a iniciativa privada; do novo polígono do Anel de Integração, com o incremento da PR-323 (Noroeste), PR-280 (corredor do Sudoeste) e PR-092 (Norte Pioneiro), além dos contornos de Londrina, Ponta Grossa e Cascavel; da reformulação do Trevo Cataratas, em Cascavel; e da nova roupagem ferroviária, ainda em estudo, com os trechos entre Maracaju (MS) e Paranaguá, e entre Cascavel e Foz do Iguaçu.

Informações Partidárias

Notícias