PARANÁ

Ratinho recebe anteprojeto do Terminal Metropolitano de Londrina

Estudo foi elaborado por entidades do setor produtivo da região e vai nortear o projeto executivo da obra

27 de abr de 2022

Apresentação do Anteprojeto do Terminal Metropolitano de Londrina – Curitiba, 27/04/2022

Redação: Scriptum com Agência Estadual de Notícias do Paraná

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta quarta-feira (27) o anteprojeto do Terminal Metropolitano de Londrina, que vai atender as linhas de ônibus intermunicipais e metropolitanas do Norte do Paraná. O estudo foi elaborado por entidades do setor produtivo da região, que fez a doação ao Governo do Estado. Ele vai nortear o projeto executivo da obra.

Participaram da elaboração o Sindicato da Indústria da Construção Civil Paraná Norte (Sinduscon), a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos do Norte do Paraná (Sindimetal), o Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal) e a Sociedade Rural do Paraná.

“Esse gesto das entidades demonstra o interesse da sociedade civil em buscar soluções para Londrina e todo o Norte do Paraná”, afirmou o governador. “Estamos trabalhando de forma conjunta para resolver um problema de anos e construir um terminal funcional, prático, moderno e que será um indutor de desenvolvimento. Além de facilitar a mobilidade de milhares de pessoas, a construção também vai valorizar o entorno”.

O novo terminal solucionaria um problema de mobilidade e traria mais segurança aos passageiros que utilizam o transporte coletivo intermunicipal e metropolitano. As pessoas que desembarcam em Londrina ou seguem para outras cidades da região utilizam os pontos de ônibus espalhados pela avenida Arcebispo Dom Geraldo Fernandes (Leste-Oeste), no entorno do Terminal Urbano Central. Com o projeto, a chegada e saída dos ônibus ficariam concentradas em um só lugar.

O local escolhido para a implantação é um terreno de 12 mil metros quadrados em frente ao Terminal Central, que pertencia à Empresa Intercontinental de Café e está sem uso há muitos anos. O decreto nº 9208/21, publicado em outubro do ano passado, declarou a área como de utilidade pública, prevendo a desapropriação do imóvel para construção do Terminal Metropolitano. O Governo do Estado já tem o recurso disponibilizado e agora aguarda definições da medição para a aquisição do terreno.

Intermunicipal

De acordo com o Plano de Mobilidade de Londrina de 2019, cerca de 19 mil viagens eram realizadas por dia no sistema de transporte intermunicipal e metropolitano, sendo que 88% delas tinham origem ou destino em Londrina e apenas 12% cruzam a cidade. A maior parte dos passageiros é para Cambé e Ibiporã, mas o terminal atenderia também os moradores dos municípios de Assaí, Jataizinho, Rolândia, Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis e São Sebastião da Amoreira.

A maior parte da movimentação de passageiros, segundo o plano, é de pessoas que vão a Londrina a trabalho ou negócios, a lazer ou para estudar, sendo que o principal destino das viagens é o Centro da cidade. Um quarto dos moradores de cidades como Cambé e Ibiporã, que são conurbadas com Londrina, trabalham no município.

“Esta obra é uma demanda de muitos anos e o Governo do Estado assumiu o compromisso de construir o Terminal Metropolitano para abrigar os passageiros que vêm de outras cidades. Onde eles ficam hoje é um lugar de difícil acesso e com pouca estrutura para se abrigar contra a chuva e o sol forte”, explicou Sandra Moya, chefe do Núcleo Regional da Casa Civil da Região Metropolitana de Londrina.

Ela destacou que a parceria com o setor produtivo vai dar mais celeridade ao processo de implantação. A partir de agora, o Estado trabalhará, paralelamente, com a aquisição do terreno e a elaboração do edital de licitação, que deve ser na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), em que o projeto executivo é elaborado pela mesma empresa que vai executar a obra.

“A sociedade de Londrina e de toda a região sabe da importância desse terminal. Por isso trouxemos o setor produtivo para participar desse projeto. Eles aceitaram a parceria e elaboraram em um curto espaço de tempo o anteprojeto apresentado ao governador”, disse Sandra.