Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Rio anuncia recuperação de mais um local histórico 

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou novo passo na revitalização de espaços históricos da cidade. Desta vez foi o projeto de recuperação do Mercado São José das Artes

26 de set de 2023 · Eduardo Paes, revitalização, Rio de Janeiro

Mercadinho São José deve reabrir no ano que vem como ponto de encontro e centro gastronômico

Edição Scriptum com Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou mais uma novidade no processo de revitalização de espaços históricos da cidade. Desta vez foi o projeto de revitalização do Mercado São José das Artes, popularmente conhecido como Mercadinho São José, em Laranjeiras. 

A história do local teve início quando o então presidente Getúlio Vargas decidiu adaptar suas baias para criar um mercado e fornecer alimentos mais acessíveis à população durante a Segunda Guerra Mundial. O local, que funcionou como uma senzala e um celeiro de uma fazenda localizada no Parque Guinle na época do Império, foi inaugurado como mercado em 31 de maio de 1944.

Depois de décadas de abandono desde os anos 60, o mercado passou por uma revitalização em 1988 e foi declarado patrimônio em 1994. Desde então, se transformou num polo cultural e gastronômico da Zona Sul. Com o tempo, a infraestrutura do mercado começou a se deteriorar e acabou fechado em 2018, quando o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), então proprietário do imóvel, conseguiu retomá-lo judicialmente.

“Esse é um mercado muito tradicional de Laranjeiras e da Zona Sul carioca, uma área turística. O projeto ficou excepcional, lindo, tocado pelo setor privado. Teremos aqui, certamente, um novo ponto de encontro de cultura e gastronomia no Rio de Janeiro”, afirmou Eduardo Paes.

O local, segundo anunciou a Prefeitura, será recuperado por um consórcio de empresas, que será responsável pela gestão do espaço pelos próximos 25 anos. O investimento privado previsto é de R$ 8,5 milhões para obras de readequação e requalificação do mercado. A previsão de reabertura do Mercadinho São José é no segundo semestre de 2024, ano em que o espaço completará 80 anos.

Também este ano a Prefeitura do Rio fez uma operação parecida para recuperar outro imóvel sem uso: o edifício A Noite, na Praça Mauá. Na ocasião, o município adquiriu o prédio da Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e negociou com investidor privado que vai revitalizar o edifício em empreendimento residencial com 447 unidades.

Informações Partidárias

Notícias