MUNICÍPIOS

Rio terá feirão de oportunidades para os jovens

Mais de 2 mil vagas de trabalho serão oferecidas durante evento que a gestão do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), realizará no sábado (18), no centro da cidade

13 de nov de 2023

O prefeito Eduardo Paes: evento receberá cerca de 50 empresas e organizações, com a oferta de mais de duas mil vagas de trabalho.

Edição Scriptum com Prefeitura do Rio

Com atrações artísticas como baile charme e show do cantor Belo, a gestão do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), realiza no sábado (18), um grande evento de geração de empregos para os jovens cariocas na Praça Mauá, no Centro da cidade. Promovido pela Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), o Festival Emprega Juventude receberá cerca de 50 empresas e organizações, com a oferta de mais de duas mil vagas de trabalho.

O dia será de celebração das políticas públicas de acesso a oportunidades de capacitação, trabalho e geração de renda para cariocas de 15 a 29 anos. A iniciativa vai destacar o Rio como referência na criação de ações para a maior população jovem da história da cidade, com mais de 1,5 milhão de pessoas.

O evento, promovido em parceria com o AfroReggae, será das 10h às 23h. As oportunidades de capacitação e trabalho serão oferecidas por diversas instituições como Associação dos Supermercados do Estado do RJ (Asserj); Fundação Roberto Marinho; 99 Jobs; Grupo Cataratas; Co.Liga; Usina de Startups; Secretaria Municipal de Trabalho e Renda; Secretaria de Estado de Turismo; representantes da rede hoteleira da cidade como o Hotel Fairmont e a rede Accord; 1 Mio de Oportunidades, com mais de 150 empresas no conglomerado; Consulado Britânico; Unesco; Unicef e Organização dos Estados Ibero-Americanos.

O secretário municipal de Juventude, Salvino Oliveira, destaca que a realização do festival às vésperas do Ano da Juventude visa antecipar o que ele classifica de “a maior oportunidade de todos os tempos”:

“O Rio de Janeiro é uma cidade cheia de boas ideias e com uma juventude que quer estar presente, em desenvolvimento, colaborando e transformando não só com a sua realidade como a de todos em torno de si. Vimos isso nos últimos anos na JUVRio, em projetos que criamos, como o Pacto pela Juventude, o Emprega JUV, os Espaços da Juventude e muitos outros. Vimos nesse período sonhos se tornarem realidade e vamos celebrar essas conquistas e confirmar o Rio como referência em políticas públicas para a Juventude”, afirma Oliveira.

Polo de Oportunidades

O Polo de Oportunidades tem como conceito ser um hub de possibilidades para os jovens, a partir da disponibilização de vagas de trabalho, estágio, aprendizagem, curso de capacitação, bolsas de ensino, bolsas para estudo no exterior, incubação e germinação de startups e oficinas. O Polo tem o intuito de atuar diretamente nesta que é umas das principais demandas das juventudes: o conhecimento e acesso às oportunidades existentes.

Cinquenta instituições do setor privado, terceiro setor e órgãos públicos são parceiros desse polo, disponibilizando vagas de trabalho e oportunidades de orientação e encaminhamento para o mercado de trabalho e inscrição em bancos de talentos de grandes organizações.

Polo Cultural

No Polo Cultural, a JUVRio preparou uma estrutura diversa com atividades gratuitas, como batalha de rima, jogos interativos, atividades recreativas e apresentações de DJs formados pelos Espaços da Juventude.

A partir das 18h, o cantor Belo irá celebrar com o público carioca esse momento especial. Com mais de 30 anos de carreira, o artista apaixonado pelo Rio de Janeiro é dono de grandes hits e canções românticas. A entrada do espetáculo será gratuita.