Loading

Pesquisar

Santa Catarina: Colombo destaca resultados da economia e diz que Estado é exemplo para o País

O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira, reeleitos em primeiro turno em outubro, foram empossados para o segundo mandato na noite desta quinta-feira (1), em ato na Assembleia Legislativa catarinense.

02 de jan de 2015 · Colombo, posse, Santa Catarina

Colombo toma posse em ato na Assembleia Legislativa catarinense

Colombo toma posse em ato na Assembleia Legislativa catarinense

O governador Raimundo Colombo, do PSD, reeleito em primeiro turno em outubro passado, tomou posse para o segundo mandato na noite desta quinta-feira (1), em ato na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Antes da posse, Colombo e e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira participaram de missa na Catedral Metropolitana de Florianópolis, celebrada por Dom Wilson Tadeu Jönk.

Em seu discurso, Colombo destacou os bons indicadores da economia catarinense, como a geração de emprego e a distribuição de renda no Estado. “Somos um Estado de produção variada, intensa, e que evolui a cada nova geração. Santa Catarina é um exemplo para todo o país”, afirmou o governador empossado. Ressaltou, ainda, a força da agroindústria catarinense, que é líder nacional na produção de itens como carne suína, maçã, cebola e pescados, além de ter posição de destaque na produção de aves, leite, arroz, entre outros. Indicadores sociais nas áreas de Educação e Saúde também foram destacados, como a menor taxa de analfabetismo e a menor taxa de mortalidade infantil do país e o primeiro lugar em transplante de órgãos.

O governador também falou sobre os principais programas de governo lançados no primeiro mandato, como o Pacto por Santa Catarina, maior pacote de obras da história do Estado, com R$ 10 bilhões em investimentos aplicados em todas as áreas. Até o momento. foram aplicados foram aplicados 20% dos recursos totais do Pacto, índice que deve chegar a 65% até o final de 2015. São obras como novos hospitais, estradas, escolas e viaturas e equipamentos para órgãos de Segurança Pública.

Outro programa destacado foi o Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), que está garantindo o repasse de R$ 600 milhões para as 295 prefeituras catarinenses. “Cada município escolheu suas obras prioritárias e o Governo do Estado garantiu os recursos a fundo perdido”, explicou o governador.

Ao mesmo tempo em que ressaltou as conquistas do primeiro mandato, Colombo ressaltou que começa agora um novo governo, reconhecendo os desafios que tem pela frente. “O perigo das reeleições é a tentação de fazer parecer rotina o que é algo grandioso. Estou aqui para desmentir essa lógica e quebrar o paradigma das reeleições. O curso natural dos novos mandatos não será obscurecido, em Santa Catarina. O que passou, passou. Teremos novos tempos, novas iniciativas, procuraremos novas inspirações. Quero inverter a tentação da repetição. O novo surpreendente prevalecerá sobre o previsível. Não nos deixaremos dominar pelo conformismo e pela ilusão de que já esgotamos nossa imaginação e competências. Não serei o mesmo governador que fui até agora. Pretendo me superar no melhor e reverter erros e omissões. Esta é uma declaração pessoal e voluntária de ruptura com o convencional e o conveniente”, discursou o governador.

Informações Partidárias

Notícias