Loading

Pesquisar

EMPREENDEDORISMO

São José dos Campos (SP) está entre as 10 melhores do País em empreendedorismo

Município paulista governado por Felício Ramuth (PSD) é destaque Índice de Cidades Empreendedoras (ICE)

21 de mar de 2022

O prefeito Felício Ramuth: cidade ocupa a sétima posição, atrás apenas de seis capitais brasileiras

Redação Scriptum com informações da Escola Nacional de Administração Pública

Pelo segundo ano consecutivo, São José dos Campos, no interior de São Paulo, está entre as dez melhores cidades brasileiras para empreender, segundo a sexta edição do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) da Endeavor, organização não governamental de fomento ao empreendedorismo, e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Município de 730 mil habitantes do Vale do Paraíba, São José é administrada por Felício Ramuth (PSD), que foi convidado a disputar o governo de São Paulo pelo partido. No Índice de 2022, a cidade ocupa a sétima posição, atrás apenas de seis capitais brasileiras: São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Vitória, Belo Horizonte e Porto Alegre. Três municípios passaram o integrar a ranking das dez melhores – Belo Horizonte, Joinville e Cuiabá – e outros quatro deixaram a lista – Brasília, São Bernardo do Campo, Jundiaí e Rio de Janeiro.

O levantamento foi feito com base em dados de 2021 e é o principal raio-x do ambiente brasileiro de negócios. Serve para nortear o avanço do setor, revelando para gestores públicos quais aspectos precisam ser valorizados ou melhorados nas cidades. Os dados apresentados se baseiam em sete fatores que são determinantes para os novos negócios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, capital financeiro, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

“No ranking geral, o empreendedorismo continua concentrado em cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas um olhar mais aprofundado por área nos permite ver que municípios do Nordeste e Norte também têm experiências bem-sucedidas relevantes”, diz Diogo Costa, presidente da Enap.

“O Índice de Cidades Empreendedoras é uma contribuição relevante para evoluir o debate sobre empreendedorismo no Brasil, apresentando indicadores que guiam os formuladores de políticas públicas das cidades brasileiras no desenvolvimento de ecossistemas mais propícios para o crescimento das empresas”, aponta Renata Mendes, diretora de Relações Institucionais e Governamentais da Endeavor.

Informações Partidárias

Notícias