Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

São José dos Campos (SP) mantém criminalidade em queda

Trabalho iniciado pelo ex-prefeito Felicio Ramuth, pré-candidato a governador pelo PSD, reduziu os indicadores criminais no município do Vale do Paraíba, no interior do Estado de São Paulo

28 de jun de 2022

O prefeito Anderson Farias

Redação Scriptum com Assessoria de Imprensa da Prefeitura de São José dos Campos

Os principais indicadores criminais continuam em queda em São José dos Campos, município do interior do Estado de São Paulo administrado pelo prefeito Anderson Farias (PSD). Entre janeiro e maio de 2016 e os cinco primeiros meses deste ano, houve redução de 72,4% nos roubos de veículos. Na comparação entre esses mesmos períodos, o número de ocorrências caiu de 341 para 94. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública, do governo estadual.

Os roubos em geral tiveram diminuição de 62,8%, de 1.633 casos para 607. Ainda segundo o levantamento da secretaria, os registros de homicídios diminuíram em 52,9%, de 34 para 16 ocorrências.

Desde 2017, a cidade é administrada pelo PSD. Antes de Anderson Farias assumir o cargo, em abril último, o município foi governado por Felicio Ramuth, pré-candidato do partido ao Governo do Estado. “São José dos Campos está na região mais violenta do interior do Estado de São Paulo, o Vale do Paraíba. Mas, em 2020, foi a cidade com população acima de 500 mil habitantes que teve os menores números de homicídios e latrocínios do Brasil”, afirma Felicio.

O ex-prefeito Felicio Ramuth: estrategia de sucesso foi a integração das forças de segurança

Segundo ele, que pretende levar a experiência bem-sucedida no combate à criminalidade para todo o Estado, uma das razões para o bom desempenho do município, que tem cerca de 737 mil moradores, foi a integração das forças de segurança. “Não foi uma integração de CNPJs ou mudanças de secretarias, como outros pré-candidatos defendem. Mas a integração de propostas. Isso é a boa política aliada à boa gestão”, destaca Felicio. Ele defende, ainda, a instalação no Estado de 30 mil câmeras que possibilitem o reconhecimento facial e a leitura de placas de veículos.

Em mensagem divulgada em suas redes sociais, Anderson Farias também ressaltou a importância do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), que realiza o monitoramento por câmeras 24 horas por dia em São José dos Campos. Em 14 meses de implantação, o CSI já registrou 676 ocorrências, com a prisão de 240 pessoas, incluindo 40 casos de foragidos da Justiça de várias regiões do País. Além disso, 157 veículos roubados ou furtados foram recuperados e entregues aos seus proprietários.

Informações Partidárias

Notícias