Loading

Pesquisar

ECONOMIA

Senado aprova marco regulatório de criptomoedas

O substitutivo apresentado pelo relator, senador Irajá (PSD-TO), foi aprovado pelo plenário e voltará agora para a Câmara. “Assunto é extremamente importante e urgente”, avalia o parlamentar

27 de abr de 2022 · criptomoedas, Irajá, Senado, Tocantis

Irajá: moedas virtuais movimentaram o equivalente a R$ 215 bilhões em 2021

Redação Scriptum com Agência Senado

A regulamentação do mercado nacional de criptomoedas foi aprovada em votação simbólica pelo Plenário do Senado na terça-feira (26). O texto é o substitutivo apresentado pelo relator, o senador Irajá (PSD-TO), ao PL 4.401/2021. A proposta traz diretrizes para a “prestação de serviços de ativos virtuais” e regulamenta o funcionamento das empresas prestadoras desses serviços. A matéria volta agora para análise da Câmara dos Deputados, 

De acordo com o senador Irajá, a questão das criptomoedas é “extremamente importante e urgente”. Ele explicou que o Banco Central tem insistido para que o Congresso avance na discussão de um marco regulatório que leve em consideração a dimensão desse novo ambiente de negócios.

Irajá observou que os criptoativos movimentaram R$ 215 bilhões (compra e venda), só no ano de 2021. Fora o mercado como método de pagamento, que cresceu na ordem de 6% no último ano.

As criptomoedas são um tipo de dinheiro totalmente digital, negociado pela internet. O crescimento acelerado desse mercado em todo o mundo tem gerado preocupação com seu uso para lavagem de dinheiro diante da insuficiência de regulamentação.

Informações Partidárias

Notícias