Loading

Pesquisar

SAÚDE

Senado aprova Política de Prevenção de Diabetes

Diabético e dependente de insulina, o senador Lucas Barreto, do PSD do Amapá, comemorou a aprovação do projeto que cria a Política Nacional de Prevenção do Diabetes, a ser adotada pelo SUS

19 de mar de 2019

O senador Lucas Barreto: “Os governos têm de explicar às pessoas humildes que a diabetes não se cura com chá, mas com insulina acompanhada de uma mudança na alimentação”

Edição: Scriptum

Diabético e dependente de insulina, o senador Lucas Barreto, do PSD do Amapá, comemorou a recente aprovação, pelo Senado, do projeto de lei complementar que cria a Política Nacional de Prevenção do Diabetes, a ser adotada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ele frisou a necessidade de campanhas para prevenir e tratar a diabetes. “Os governos têm de explicar às pessoas humildes que a diabetes não se cura com chá, mas com insulina acompanhada de uma mudança na alimentação”, disse.

Proposto originalmente pelo ex-senador Ronaldo Caiado, o projeto foi relatado em plenário pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que também é diabético e lembrou sua experiência pessoal com a doença, que causou a perda de grande parte de sua visão.

A senadora Eliziane Gama (PPS-MA) disse ter um sobrinho diabético e declarou entender perfeitamente a necessidade de uma política de apoio à prevenção da doença e ao atendimento dos diabéticos. “Os dados apontam um aumento vertiginoso do diagnóstico da doença. De 5,5% da população, em poucos anos quase 10% agora têm diabetes. Não adianta pensarmos políticas públicas se tivermos reduções nas políticas orçamentárias”, afirmou.

Aprovado com emendas, o texto retorna à análise da Câmara dos Deputados.

Informações Partidárias

Notícias