Loading

Pesquisar

ESTADOS

Senador anuncia na Bahia incentivos à energia limpa

Otto Alencar (PSD-BA) participou do lançamento da pedra fundamental de fábrica chinesa de carros elétricos e adiantou que haverá novos estímulos a iniciativas voltadas ao meio ambiente

09 de out de 2023 · bahia, BYD, carro elétrico, energia limpa, Otto Alencar, senador

Senador do PSD-BA anunciou que relatório sobre trabalhos da comissão do hidrogênio verde sairá este mês

Edição Scriptum 

O líder da bancada do PSD no Senado, Otto Alencar (PSD-BA), participou na segunda-feira (9) do lançamento da pedra fundamental da nova fábrica de carros elétricos da montadora chinesa BYD, em Camaçari, no litoral baiano, e adiantou que o relatório final da reforma tributária vai incluir a prorrogação dos benefícios fiscais do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que beneficiará a empresa e outras que pretendem se instalar no Brasil.

Ele também informou que vai apresentar ainda neste mês o seu relatório ao projeto que regulamenta no Brasil as políticas para o fomento da produção de energia baseada em hidrogênio verde. A Comissão do Hidrogênio Verde foi criada em de março deste ano pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sendo que Otto Alencar foi escolhido como seu relator. 

O lançamento da pedra fundamental da BYD, que ocupará as instalações antes utilizadas pela Ford na cidade do litoral baiano, é o primeiro passo para a nacionalização de seus produtos. Será a primeira destinada a carros elétricos do Brasil e terá um investimento de pelo menos R$ 3 bilhões, além de criar mais 1.200 empregos, como prometido por Wang Chuanfu, presidente da BYD. 

Benefícios

A prorrogação dos benefícios anunciada pelo senador do PSD foi garantida por emenda do próprio Otto Alencar à PEC 45/2019, que altera o sistema tributário brasileiro. A emenda do senador baiano, que segundo ele foi admitida pelo relator da reforma, prorroga os benefícios fiscais do IPI para plantas automobilísticas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste até dezembro de 2032. “A BYD vai encontrar na Bahia um cenário muito favorável à sua implantação”, disse Alencar.

“No Senado e no Congresso estaremos atentos para defender os interesses da Bahia e do Brasil, que hoje coincidem com os interesses da BYD”, completou o senador baiano em sua fala. 

Informações Partidárias

Notícias