SAÚDE

Senadores assumem tarefas no combate à pandemia

Otto Alencar (PSD-BA) e Nelsinho Trad (PSD-MS), ambos médicos, vão acompanhar negociações e ações de diversas áreas do governo para o enfrentamento da covid-19

11 de mar de 2021

Reunião da comissão temporária criada no Senado para acompanhar as ações contra a covid-19

Os senadores do PSD Otto Alencar, da Bahia, e Nelsinho Trad, do Mato Grosso do Sul, ambos médicos, assumiram na quinta-feira (11) missões de destaque como integrantes da comissão temporária criada no Senado para acompanhar as ações contra a covid-19 (CTCovid19).

Otto Alencar ficará responsável pelo contato com o Instituto Butantan. Otto já havia sido designado, na reunião de segunda-feira (8), para acompanhar as ações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Por sua vez, Nelsinho Trad e a senadora Zenaide Maia (Pros-RN), também médica, ficaram responsáveis pelo acompanhamento das negociações para a aquisição de vacinas, fazendo articulação política com a diplomacia. Os dois também vão acompanhar a relação do Ministério da Saúde com as farmacêuticas, inclusive as que não participam ainda de negócios com o Brasil.

Durante reunião nesta para ouvir governadores sobre o enfrentamento à pandemia nos Estados, o presidente da comissão, senador Confúcio Moura (MDB-RO), ressaltou a importância de se reforçar as ações para a interrupção das atividades não essenciais, reduzindo a propagação da pandemia. “As polícias e as guardas municipais sozinhas não têm dado conta do recado. Será importante a articulação com os ministérios correspondentes e que se observe também as experiências nacionais e internacionais de lockdowns bem-sucedidos em países e cidades”, disse Moura.

Fonte: Agência Senado