CONGRESSO

Senadores do PSD homenageiam os povos indígenas

Em saudação ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado na semana passada, os senadores do PSD Rodrigo Pacheco (MG) e Nelsinho Trad (MS) destacam ações promovidas em defesa da comunidade

25 de abr de 2022 · indígenas, índios, Nelsinho Trad, Rodrigo Pacheco, Senado

Pacheco: “São necessárias políticas públicas que protejam e fortaleçam os direitos das populações originárias”

Redação Scriptum com Agência Senado

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), prestou homenagem aos povos indígenas do Brasil, cujo dia foi comemorado em 19 de abril. Assim como outros senadores, ele fez um pronunciamento durante a sessão em Plenário, ressaltando a importância da data, criada em 1943. Da mesma forma, Nelsinho Trad, do PSD do Mato Grosso do Sul, relatou experiências positivas junto aos povos indígenas à época de seu mandato (2005-2012) como prefeito de Campo Grande (MS) e quando exerceu exclusivamente a atividade médica no Estado.
Para Rodrigo Pacheco, o Brasil se destaca mundialmente como referência na questão indigenista. “Abrigamos a maior concentração de povos indígenas isolados do mundo. Criamos um órgão destinado exclusivamente a defesa e promoção de seus direitos, a Funai [Fundação Nacional do índio], e alçamos ao patamar constitucional o direito original desses povos sobre as terras que tradicionalmente habitam. Fato que contribuiu para o crescimento da população indígena a partir de então”, afirmou.

Pacheco destacou, contudo, que o país ainda possui uma dívida considerável para com as populações indígenas. “Não deixamos de reconhecer a necessidade de maior proteção estatal aos povos originários desta terra, cuja causa, no mais das vezes anda atrelada a questões ambientais, sociais e de saúde pública. São necessárias políticas públicas que protejam e fortaleçam os direitos das populações originárias”, observou.

Segundo o parlamentar, nesse sentido o Senado Federal vem buscando constantemente aproximar sua relação com a Funai e as representações indigenistas de modo a garantir apoio a sua missão institucional de proteger as terras e povos indígenas. “Quanto mais se fortalece esta instituição mais se fortalece a luta desses povos. Por fim consideramos que a data de hoje deve ser respeitada como motivo de reflexão sobre os valores culturais dos povos indígenas e a importância da preservação e respeito aos seus valores”, disse o presidente do Congresso.

Nelsinho Trad: ações para promover a cultura e garantir a saúde das comunidades do Mato Grosso do Sul

Aldeia urbana

Uma das ações destacadas pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi a criação de uma aldeia urbana com unidades habitacionais de características diferentes daquelas consideradas padrão; escolas de ensino fundamental com aulas na língua nativa do povo que vivia na localidade; creches e rádio comunitária para promover a interação e inclusão dos indígenas.
O senador disse ainda que em Campo Grande foi criado o primeiro conselho municipal indígena do Brasil e promovida a primeira olimpíada dos povos originários. Ele também destacou o estímulo à produção cultural e à venda de produtos oriundos das próprias aldeias em um estabelecimento anexo ao mercado municipal de Campo Grande.
Já na condição de médico, Nelsinho Trad participou das diversas caravanas de saúde indígena que percorriam todo o Estado, visitando aldeias para realizar consultas. “Eu atuava na área da urologia, alguém na clínica médica, alguém na pediatria, na ginecologia. Tinham pessoas que nunca tinham sido examinadas, quiçá tivessem feito algum exame de ultrassom ou mamografia. Nós participamos de todas as paradas da caravana de saúde indígena”, lembrou.