O senador Lucas Barreto
Os senadores do PSD Arolde de Oliveira (RJ), Lucas Barreto (AP) e Nelsinho Trad (MS) integram a comissão executiva do Grupo Parlamentar Brasil-Panamá. A criação do grupo foi solicitada pelo senador mineiro Antonio Anastasia em agosto e tem como objetivo incentivar e desenvolver as relações entre os parlamentos nacionais dos dois países, facilitar a aprovação congressual de atos bilaterais acordados pelas instâncias negociadoras e tratar de questões de interesse legislativo comum.
Na ocasião, o senador destacou que o Panamá é um dos países latino-americanos mais relevantes, com uma economia aberta em grande desenvolvimento e uma posição estratégica fundamental na América Central.
De acordo com ele, por isso, as identidades entre o país e o Brasil são muitas. “É no Panamá a sede do Parlatino, que é um parlamento latino-americano e caribenho, onde o Brasil tem forte representação. Eu, atualmente, presido o grupo brasileiro. Então, tenho certeza que esse grupo parlamentar vai ajudar a cimentar ainda mais as relações bilaterais entre Brasil e Panamá em um trabalho articulado com a embaixada no Panamá, cuja titular é a embaixadora Glivânia Maria, que tem feito um belíssimo trabalho à frente daquela missão”, ressaltou Anastasia.
A diretoria do grupo parlamentar eleita é composta também pelos senadores Kátia Abreu (PSD-TO), Elmano Ferrer (Podemos-MT), Zenaide Maia (Pros-RN), Styvenson Valentim (Podemos-RN), Jaques Wagner (PT-BA) e Jarbas Vasconcelos (MDB-PE).