Loading

Pesquisar

SIMPLES NACIONAL

Otto Alencar Filho consegue prazo maior para microempresas

Indicação do deputado do PSD da Bahia ao Comitê Gestor do Simples Nacional foi aprovada, prorrogando prazos para pagamentos e para adesão ao programa após a inscrição no CNPJ

15 de maio de 2020

Otto Alencar Filho: pequenas empresas não puderam cumprir os prazos para optar pelo Simples

O deputado Otto Alencar Filho, do PSD da Bahia, comemorou nesta sexta-feira (15) aprovação de sua indicação ao Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), prorrogando os prazos do programa. Alencar Filho disse ter recebido a aprovação com muita alegria. “Mais uma grande vitória do nosso mandato nesse período de crise política, econômica, social e pandêmica”, afirmou.

De acordo com ele, “em decorrência da pandemia e da crise econômica, apresentei recentemente na Câmara o Projeto de Lei Complementar (PLP 116/20), com o objetivo de adiar os prazos para enquadramento das micro e pequenas empresas no Simples Nacional, que iniciaram as suas atividades em 2020. Além disso, encaminhei o projeto também ao Comitê Gestor, que tem competência para legislar acerca do assunto. Hoje veio a grande notícia, o Comitê acatou o projeto e já publicou resolução garantido a prorrogação dos prazos”.

Segundo o deputado baiano, é uma grande alegria “compartilhar mais um resultado positivo do nosso mandato, dessa vez para beneficiar os pequenos empreendedores, que com a queda comercial passam por dificuldades financeiras e contam com essa medida para minimizar os prejuízos”.

A decisão do CGSN estabelece que as datas de vencimento das parcelas mensais relativas aos parcelamentos administrados pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil – RFB e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional – PGFN, dos tributos apurados no âmbito do Simples Nacional, incluindo o Microempreendedor Individual – MEI, ficam prorrogadas até o último dia útil do mês:

I – de agosto de 2020, para as parcelas com vencimento em maio de 2020;

II – de outubro de 2020, para as parcelas com vencimento em junho de 2020; e

III – de dezembro de 2020, para as parcelas com vencimento em julho de 2020.

Além disso, de acordo com o CGSN, as microempresas e empresas de pequeno porte inscritas no CNPJ durante o ano de 2020 poderão formalizar a opção pelo Simples Nacional, na condição de empresas em início de atividade em até 180 dias após a inscrição no CNPJ. Antes da edição da resolução esse prazo era de até 60 dias.

Informações Partidárias

Notícias