Loading

Pesquisar

GESTÃO

Tupã (SP) reforça fiscalização para reabertura gradual do comércio

Prefeito Caio Aoqui (PSD) atua para que retomada das atividades comerciais no município seja feita com os cuidados necessários para o combate ao novo coronavírus

14 de maio de 2020

O prefeito Caio Aoqui

Após conseguir autorização judicial para a retomada gradual das atividades econômicas em Tupã, o prefeito Caio Aoqui (PSD) atua para que os estabelecimentos comerciais cumpram os procedimentos necessários para o combate ao novo coronavírus no município do interior paulista, que tem cerca de 65 mil habitantes. Nesta terça-feira (12), os profissionais da fiscalização receberam orientações sobre o trabalho em reunião com o prefeito e representantes da Vigilância Sanitária.

A autorização para a reabertura do comércio foi concedida pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP), por meio de liminar. “Desde o início da pandemia estamos trabalhando de forma organizada e planejada, realizando ações preventivas, estruturando nossa rede hospitalar. Graças a essas ações conseguimos não só evitar que a doença se alastrasse no nosso município, como também conseguimos a autorização judicial para reabrir as atividades comerciais. Mas, para que decisão continue em vigor, não podemos ter um agravamento da situação epidemiológica do município”, destaca o prefeito.

Ao todo, 71 fiscais vão orientar os comerciantes e prestadores de serviços e verificar o cumprimento das regras previstas no decreto municipal 8.767, que estabeleceu o retorno gradual das atividades a partir de segunda-feira (11). Entre outras medidas, o decreto determina a obrigatoriedade do uso de máscaras, o distanciamento mínimo de 1,5 metro e a higienização com água e sabão ou álcool em gel 70%.

Além disso, os estabelecimentos devem proibir a entrada de crianças menores de 12 anos e pessoas que pertencem a grupos de risco da Covid-19, como idosos e portadores de doenças crônicas.

Retomada

Os primeiros segmentos autorizados pela administração a retomar as atividades foram os estabelecimentos comerciais e de serviços, escritórios profissionais, consultórios e clínicas médicas, laboratórios, salões de beleza e barbearias, com atendimento aos idosos restrito ao período das 8h às 10h.

Nesta quinta-feira (14), restaurantes, bares e lanchonetes poderão reabrir, desde que o consumo no local seja feito até as 22h. Depois desse horário, será autorizado somente o serviço de delivery.

“Sabemos que a reabertura do comércio é essencial para milhares de famílias tupãenses, mas a preservação da vida sempre será nossa prioridade. Nosso desafio e nosso objetivo é garantir que a atividade econômica possa ser retomada sem que haja agravamento dos casos de coronavírus na cidade. Para isso é fundamental o trabalho da fiscalização e a colaboração de toda a população”, afirmou o prefeito.

Centros religiosos poderão reabrir a partir do próximo sábado (16), desde que não atinjam 30% da capacidade máxima de acomodação e respeitem o afastamento de 1,5 metro entre os frequentadores. No dia 18, também será autorizada a abertura de academias de ginástica ou dança, contanto que sejam respeitadas exigências como a higienização dos equipamentos e a distância mínima de três metros entre os frequentadores.

Mais informações sobre as regras estabelecidas pela Prefeitura podem ser conferidas aqui. Em caso de descumprimento das normas, os infratores poderão pagar multas que vão de R$2.761,00, a R$ 27.610,00. Os recursos serão destinados ao Fundo Municipal de Saúde.

“Se os comerciantes, funcionários e clientes não seguirem as determinações elaboradas pela Prefeitura, nós suspenderemos o decreto. Em caso de reiteração da infração, o proprietário terá o alvará cassado e o estabelecimento poderá ser interditado”, frisou o prefeito.

Casos

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Tupã na segunda-feira (11), a cidade tem 9 casos de Covid-19, incluindo uma morte provocada pela doença. Outros quatro pacientes ainda aguardam os resultados dos exames laboratoriais.

Informações Partidárias

Notícias