Durante a avaliação em Tupã, os agentes visitaram cerca de 1.150 residências e encontraram apenas sete focos.
As medidas adotadas pelo prefeito de Tupã, Caio Aoqui (PSD), para o combate à dengue no município do interior paulista, que tem cerca de 65 mil habitantes, proporcionaram a redução do número de casos e de criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. No mês de julho, Tupã registrou 81 casos. Em junho, foram 372 registros e, em maio, 2.154.
Entre os dias 5 e 8 de agosto, a cidade obteve nota 0,6 – a menor dos últimos 12 meses – na Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada pelo Setor de Combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. O resultado confere ao município a classificação “aceitável”, numa escala de 0 a 1,0 estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Cidades com notas entre 1 e 3,9 são consideradas em situação de alerta e aquelas com avaliação superior a 4,0 estão sob risco de epidemia. A ADL corresponde à quantidade de imóveis em que foram encontradas larvas do Aedes aegypti.
Durante a avaliação em Tupã, os agentes visitaram cerca de 1.150 residências e encontraram apenas sete focos. No primeiro levantamento, realizado em fevereiro, o índice foi de cerca de 2,0. No segundo, em maio, Tupã registrou 0,8.
Aoqui assumiu a Prefeitura no fim de maio, após a cassação de José Ricardo Raymundo (PV), que teve como principal justificativa a omissão do poder público diante da maior epidemia de dengue da história do município. Somente entre janeiro e julho deste ano, foram cerca de seis mil casos e seis mortes.
O prefeito Caio Aoqui: “Hoje a dengue está totalmente controlada e não somente por conta da época.”
“Montamos a maior força-tarefa, com ações integradas das secretarias municipais de Saúde, Obras e Meio Ambiente. Modificamos a equipe de endemias, ampliamos os trabalhos e capacitamos as equipes”, detalha o prefeito.
Além de trabalhos de zeladoria, serviços de roçagem, limpeza de espaços públicos e desobstrução de bueiros e locais com água parada, a administração adquiriu novos equipamentos e retomou as nebulizações nos bairros contra o Aedes aegypti, inseto que também transmite zyka e chikungunya. “Graças a todas essas ações integradas, hoje a dengue está totalmente controlada e não somente por conta da época. Em várias cidades vizinhas os casos de dengue dobraram, mas em Tupã nós reduzimos drasticamente”, destacou o prefeito.