O prefeito João Dado
Administrado pelo prefeito João Dado (PSD), o município de Votuporanga, no interior de São Paulo, conquistou a 18ª posição entre as cidades de pequeno e médio porte — com população de até 100 mil habitantes — no ranking nacional de saneamento divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). No ranking estadual, o município obteve o 16º lugar.
Entre as administrações do Noroeste paulista, Votuporanga, que tem cerca de 93 mil habitantes, ficou na quarta colocação. O estudo elaborado pela ABES pode ser conferido aqui.
De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Saneamento (SNIS), a cidade registra 100% de abastecimento de água e tratamento de esgoto, além de 97,20% de coleta de lixo. Em uma escala de 0 a 500, Votuporanga obteve nota 497,20, o que a incluiu na categoria Rumo à Universalização, composta por cidades com as pontuações mais altas.
“São os nossos servidores que realizam os trabalhos para a melhoria dos serviços. Podemos dizer que nossos munícipes têm água 100% tratada e que ela chega a todos os locais”, destacou o prefeito. Ainda segundo João Dado, os números também contribuíram para que Votuporanga alcançasse “o primeiro lugar em Índice de Governança Municipal (estudo desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração).”
O ranking da ABES avaliou o percentual de pessoas atendidas pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e a destinação adequada dos resíduos sólidos. O levantamento reuniu 1.868 municípios, que representam 68% da população do País. Só entraram no ranking as cidades que forneceram ao Sistema Nacional de Informações de Saneamento as informações para o cálculo dos cinco indicadores utilizados no estudo.