Henrique Meirelles anuncia nomes da nova equipe econômica

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou que Ilan Goldfajn assumirá o Banco Central, enquanto Mansueto Almeida, Carlos Hamilton e Marcelo Caetano serão responsáveis por secretarias.

17/05/2016

Meirelles - foto Gustavo Raniere

O ministro Henrique Meirelles: No mercado, a escolha por nomes técnicos causou impactos positivos.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, anunciou na manhã desta terça-feira (17) os principais nomes da sua equipe. Ilan Goldfajn assumirá o Banco Central, enquanto Mansueto Almeida, Carlos Hamilton e Marcelo Caetano terão secretarias da pasta. No mercado, a escolha por nomes técnicos causou impactos positivos.

Segundo o ministro Meirelles, que é filiado ao PSD e coordena o Conselho Temático de Economia do Espaço Democrático, a missão de Ilan Goldfajn será coordenar a execução da política monetária e cambial. Ele confirmou que o presidente da autarquia deixará de ser ministro, mas terá prerrogativa de foro especial por meio de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC).

Aos 50 anos, Ilan Goldfajn — economista com mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutorado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) — já ocupou uma cadeira no BC: foi diretor de Política Econômica entre 2000 e 2003, na gestão de Arminio Fraga. Desde 2009, é economista-chefe e sócio do Itaú-Unibanco.

No BC, Ilan chegou a trabalhar alguns meses com Henrique Meirelles, que assumiu a presidência da autoridade monetária no primeiro governo Lula. Com o ex-chefe, fundou o Instituto de Ensino e Pesquisa em Economia da Casa das Garças e abriu a Gávea Investimentos. O economista era o sucessor de Sergio Werlang, responsável pela implantação do sistema de metas da inflação.

A nova Secretaria de Acompanhamento Econômico, comandada pelo economista Mansueto Almeida, será responsável pelo estudo da situação das contas públicas, como explicou Meirelles. Segundo o ministro, Mansueto Almeida vai fazer um diagnóstico das finanças públicas de modo que o governo possa tomar ações que não tenham que ser revertidas mais à frente.

Para a nova secretaria de Previdência Social, que será submetida ao Ministério da Fazenda, Meirelles nomeou Marcelo Caetano, economista do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) há quase 20 anos. Foi professor da PUC-Rio e da UFF e coordenador de atuária, contabilidade e estudos técnicos do Ministério da Previdência Social entre 1998 e 2005. Em 2012, Caetano assumiu o cargo de coordenador de Previdência. Segundo Meirelles, uma proposta de reforma da Previdência será apresentada no prazo de 30 dias.

Já Carlos Hamilton, comentou Meirelles, vai ser o formulador da política que vai fundamentar as ações do governo federal. “O Carlos Hamilton vai ser o formulador das políticas macroeconômicas que vão fundamentar as ações do governo federal. A Secretaria de Acompanhamento Econômico vai nos dar a base para essa ação”, explicou, lembrando que o trabalho será feito o mais rapidamente possível.

Meirelles afirmou que a equipe econômica já estuda revisões das políticas atuais em várias áreas. Citou mudanças em subvenções, subsídios, despesas diretas e dívidas dos Estados com a União. Disse que ainda não tomou uma medida sobre a possível recriação da CPMF porque precisa terminar de conhecer os reais números das contas públicas.​