ELEIÇÕES 2018

Guilherme Afif visita PSD do Paraná e defende reformas

Presidente do Sebrae e do Espaço Democrático participou em Curitiba de evento com microempresários e também se encontrou com lideranças políticas como Ratinho Junior

21/05/2018

Guilherme Afif no Paraná: “O Brasil precisa de uma grande simplificação e de liberdade para empreender”

Edição: Scriptum

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, foi um dos palestrantes do “Encontro Fopeme e Comitês Territoriais”, que reuniu em Curitiba, nesta segunda-feira (21), integrantes do Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa (Fopeme) e dos 18 Comitês Territoriais do Paraná. O encontro teve como foco as ações e desafios para melhoria do ambiente dos micro e pequenos negócios, em nível estadual e nacional.

No período da manhã, Afif – um dos fundadores do PSD e presidente do Espaço Democrático, a fundação do partido para estudos e formação política – esteve na sede do PSD do Paraná, onde se encontrou com o presidente estadual Ratinho Junior e com lideranças políticas do Estado.

Em entrevista a jornalistas, Afif confirmou sua pré-candidatura à Presidência da República e comentou algumas de suas propostas para o País. Ele lembrou que seu nome foi lançado como pré-candidato há dois meses, por entidades ligadas às microempresas, como associações e Confederações, que consideram que Afif pode representar o segmento das MPEs e o segmento da população que ele chama de “batalhadores”, pessoas que trabalham por conta própria. “São 27 milhões de pessoas entre microempreendedores formais e informais, sem contar nos funcionários destas pequenas empresas, que elevam este número para mais de 40 milhões”, afirma Afif.

Afif ao lado de Ratinho Júnior e Eduardo Sciarra

O presidenciável do PSD já esteve em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de outros Estados como Rio de Janeiro, Pará e São Paulo, conversando com lideranças políticas regionais.

Afif citou sua primeira campanha à Presidência, em 1989, e disse estar preparado para concorrer. Segundo ele, suas propostas de 30 anos atrás continuam valendo. “Não pedi para esquecerem nada do que eu disse. O Brasil precisa de uma grande simplificação e de liberdade para empreender”, afirmou.

Afif Domingos também falou sobre as reformas que considera necessárias e que aplicará caso seja eleito em outubro. “Hoje os recursos estão totalmente centralizados e desaparecem antes de chegar onde as pessoas moram. As reformas fiscal, previdenciária e tributária são as três grandes prioridades, ao lado de uma reforma política que traga o voto distrital”, disse.

Ambiente de negócios

No encontro com microempresários, Afif abordou as conquistas e desafios para as pequenas e microempresas, com destaque às mudanças na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e para o Refis, cujo prazo de adesão para refinanciamento de dívidas tributárias termina em 9 de julho. “Melhorar o ambiente de negócios é fundamental para dar sustentação às micro e pequenas empresas na geração de emprego. Afinal, elas que estão segurando as pontas e são responsáveis pela maioria dos postos de trabalho. Por isso, é tão importante defender o Refis, para dar um fôlego a elas”, disse o presidente do Sebrae.