Deputado do PSD cria site que avalia efeitos do voto distrital

Fábio Cherem (foto), deputado estadual de MG, desenvolveu um site que mostra os efeitos desse sistema eleitoral que aproxima o eleitor dos parlamentares e facilita a fiscalização da atividade política.

01/10/2013

O deputado Fábio Cherem e sua criação

Bandeira do Partido Social Democrático (PSD) desde a sua criação, o voto distrital ganhou interessante ferramenta de divulgação a partir de uma iniciativa do deputado estadual de Minas Gerais Fábio Cherem (PSD). Praticamente sozinho, ele criou o site www.distritosdobrasil.com.br, que permite a qualquer pessoa interessada no assunto avaliar o efeito da implantação do voto distrital no Brasil.

Como explica Fábio Cherem, “neste momento em que se discute no País a necessidade de uma reforma do sistema eleitoral vigente, o voto distrital vem crescendo como uma alternativa ao modelo atual”. De acordo com ele, “no sistema distrital o parlamentar, estadual ou federal, é eleito majoritariamente em um conjunto de cidades denominado distrito eleitoral, sendo que cada distrito deverá ter aproximadamente o número de eleitores que o deputado representa em cada Estado”.

No site criado pelo deputado mineiro, todos os Estados da Federação foram divididos em distritos eleitorais, obedecendo a critérios de proporcionalidade e representatividade. Ou seja, em cada Estado os distritos terão parlamentares que representam aproximadamente o mesmo número de eleitores. Essa representatividade varia de Estado para Estado.

Além disso, o site ainda mostra as regiões com baixa representatividade no Poder Legislativo, bem como as adequadamente representadas, caso o sistema fosse adotado. Para visualização da ferramenta eletrônica é necessário a pré-instalação do plug-in Flash Player no desktop ou do navegador Puffin para dispositivos móveis.

Pelos critérios de distribuição adotados, em que um parlamentar só pode representar um distrito ou cada distrito terá como representante somente o número de parlamentares de seu coeficiente eleitoral, ocorre naturalmente uma maior identidade entre o eleitor e seus representantes, evitando as distorções.

A título de exemplo, no Distrito Federal de um determinado município, o parlamentar eleito é o deputado federal X. No entanto, os eleitores do distrito possuem maior identidade política com o candidato não eleito Y, que obteve nove vezes mais votos que o deputado X na região. É esse tipo de distorção que seria evitado caso o voto distrital seja adotado no País, considerando que várias regiões enfrentam a mesma situação de falta identificação dos eleitores com os parlamentares eleitos.

O site preservou a constituição histórica do Brasil, ou seja, foi construído respeitando a estrutura dos Estados e municípios já constituídos, bem como o pluripartidarismo vigente.

Na proposta apresentada no site, foram cadastrados mais de 5.500 municípios dos 27 Estados brasileiros, dividindo os parlamentares entre os mais de 135 milhões de eleitores brasileiros, de modo que todos os 1.570 parlamentares federais e estaduais do País foram vinculados a uma região distrital. Ao todo, foram construídos 371 distritos federais e 651 distritos estaduais.

O site também permite que o internauta participe, construindo o seu Distrito, confirmando a virtude da proposta, que é exatamente a transparência na definição das regiões distritais e dos seus representantes estaduais e federais.

Todas as cidades e parlamentares do País foram mapeados e através de um click qualquer cidadão pode verificar a representatividade política de sua cidade, ou saber em qual região um deputado possui maior ou menor identificação eleitoral.