Loading

Pesquisar

Eleições

PSD tem 1.264 candidatos no Rio Grande do Norte

Liderado pelo governador Robinson Faria no Estado, partido é o que tem mais candidatos a prefeito e vereador registrados, segundo os dados disponíveis na Justiça Eleitoral

12 de set de 2016

O governador Robinson Faria, do PSD.

O governador Robinson Faria: Esse duelo (entre partidos) já passou. Já fomos vitoriosos”

Com 1.264 candidatos disputados cargos nos poderes Executivo e Legislativo municipais do Estado, o PSD do Rio Grande do Norte, presidido pelo governador Robinson Faria (PSD), é o partido que tem o maior número de registros para as eleições municipais deste ano. A informação, baseada nos dados do Tribunal Superior Eleitoral, é do blog Sitio Novo em Foco.

Em reportagem publicada neste final de semana, o blog explica que, dos 1.264 registros do PSD para a disputa de outubro próximo, 110 são de candidatos a prefeito. Nesse ranking, o partido é seguido de perto pelo PMDB, com 1.129 candidaturas, das quais 87 para o cargo de prefeito.

Juntas, as duas siglas apresentaram 26,43% das candidaturas – mais de um quarto de todos os registros no Tribunal Regional Eleitoral – e reeditam a rivalidade do pleito de 2014. Apesar disso, nenhum das duas legendas tem candidato próprio a prefeito de Natal, capital do Estado e principal colégio eleitoral potiguar.

Os dois partidos compõem juntos 31 coligações no Rio Grande do Norte. Em Riacho da Cruz, por exemplo, a coligação é exclusiva PMDB e PSD, com candidatos a prefeito e vice-prefeito, além de nove nomes para a Câmara Municipal. Na cidade, a chapa majoritária é toda peemedebista.

Apesar da disputa direta dos partidos pela maior representação possível nos municípios potiguares, alguns de seus líderes consideram que essa é apenas uma coincidência. Para Robinson Faria, dirigente estadual do PSD, o crescimento do partido, surgido há apenas quatro anos, se deu graças à sua vitória em 2014, ao governo estadual. De acordo com ele, as lideranças municipais foram impelidas pelas bases a buscar o partido. “Esse duelo (entre partidos) já passou. Já fomos vitoriosos. Essa eleição municipal é independente da estadual. Eu fui eleito com poucos prefeitos. O PMDB é um partido tradicional, já teve governador, vem desde Aluízio Alves, então é natural que também tenha um grande número de candidatos”, avaliou.

O terceiro partido com maior número de candidatos é o PR, que, tem menos da metade da quantidade do PMDB, com 504 postulantes aos cargos públicos. Ele é seguido pelo DEM do senador José Agripino (477 candidatos) e o PSB liderado pelo deputado Rafael Motta, com 468 nomes. Os dados estão disponíveis no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja a reportagem completa aqui

Informações Partidárias

Notícias