Linha do Tempo

Veja aqui os principais eventos dos dois anos de atividades do Partido Social Democrático

18 de março de 2011

Certidão de nascimento

Em um restaurante do centro da cidade de São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab e o vice-governador do Estado, Guilherme Afif Domingos, trocam idéias sobre as consultas que vinham fazendo a forças políticas de todo o País, em relação à decisão de criar um novo partido político no Brasil. O rumo já estava delineado: seria um partido de centro, moderno, livre de dogmas e ideologias superados,  atento ao que realmente traz desenvolvimento econômico e social.

Ali mesmo, em um guardanapo de papel, Kassab e Afif fazem o rascunho da sigla que voltaria a ter importância nacional: PSD.

20 de março de 2011

Primeiro ato público

O partido realiza seu primeiro evento em Salvador, na Bahia. Deputados, ex-deputados, vereadores, prefeitos, ex-prefeitos e lideranças se reuniram para dar início à coleta de assinaturas para a abertura do processo de criação do PSD. Evento semelhante aconteceu no dia seguinte, em 21 de março, com o lançamento oficial da sigla em São Paulo (foto), na Assembleia Legislativa, com a leitura das diretrizes em ato público.

23 de agosto de 2011

Registro

O pedido de registro do PSD é apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral. Dez dias antes, o partido havia realizado a eleição do seu Diretório Nacional.

agosto de 2011

Avanço em todo o País

Os tribunais regionais eleitorais aprovam a criação do PSD em diversos Estados, começando pelo Tocantins e passando pelo Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo. Na Capital paulista, vereadores participaram de ato de filiação ao novo partido. Também passaram a fazer parte do PSD algumas das principais lideranças sindicais do Brasil, ligadas a UGT – União Geral dos Trabalhadores.

FacebookWhatsAppTwitter