
O senador Nelsinho Trad: “Não podemos deixar espaço para desvios de finalidade nem abusos”
Edição Scriptum com Agência Senado
O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) tomou posse nesta quarta-feira (2) como vice-presidente da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), que iniciou os trabalhos discutindo a crise diplomática entre o Brasil e o Paraguai. A crise começou na última segunda-feira (1), após o portal de notícias Uol ter divulgado reportagem sobre um suposto ataque hacker cometido pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) contra autoridades do país vizinho para acessar informações sigilosas sobre a usina hidrelétrica de Itaipu. A iniciativa de monitoramento teria começado, segundo o Itamaraty, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, em junho de 2022, e foi encerrada em março de 2023, assim que o governo Lula tomou conhecimento.
Nelsinho Trad, que já foi presidente da CCAI, lamentou a crise entre os dois países. “Nossa missão é clara e indispensável, garantir que as atividades de inteligência desenvolvidas pelo Estado brasileiro estejam estritamente dentro da legalidade, da ética e do compromisso com o direito internacional. Não podemos deixar espaço para desvios de finalidade nem abusos. É nossa obrigação constitucional acompanhar, fiscalizar e cobrar explicações detalhadas sobre qualquer episódio que coloque em dúvida a integridade da atuação das nossas agências”, disse o parlamentar.
A comissão é atualmente presidida pelo deputado Filipe Barros (PL-PR) e tem o poder de convocar autoridades e solicitar informações dos órgãos de inteligência.