Loading

Pesquisar

SENADO

Comissão vai analisar indicação de novo presidente do BC

Presidida por Omar Aziz (PSD-AM), Comissão de Assuntos Econômicos começa a discutir a indicação do economista Roberto Campos Neto para substituir Ilan Goldfajn no comando do Banco Central

18 de fev de 2019

Roberto Campos Neto foi indicado para a presidência do Banco Central

Edição: Scriptum

Presidida pelo senador Omar Aziz (PSD-AM), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado realiza nesta terça-feira (19) sua primeira reunião do ano. A sessão será destinada à leitura da indicação do nome de Roberto Campos Neto para a presidência do Banco Central (BC). Na ocasião, os senadores vão conhecer também outros dois indicados para a diretoria do BC e uma indicada para a diretoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Roberto de Oliveira Campos Neto tem 49 anos e se formou em 1993 em economia na Universidade da Califórnia, em Los Angeles. Dois anos depois, concluiu o mestrado na mesma instituição. Neto do economista e ex-ministro Roberto Campos, iniciou a vida profissional no Banco Bozano, Simonsen, mas a maior parte da carreira foi dedicada ao Banco Santander, onde ocupou cargos em diferentes áreas, como mesa de operações, renda fixa internacional, tesouraria e banco digital.

Se for aprovado pelo Senado, o indicado substituirá o atual mandatário do BC, Ilan Goldfajn. O Banco Central é uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia cuja tarefa é formular e executar a política monetária, manter a inflação dentro da meta, servir como depositário das reservas internacionais do país e garantir, para a população, o fornecimento adequado de dinheiro em espécie. A instituição tem uma diretoria colegiada, que é indicada pelo presidente da República e precisa ser aprovada pelo Senado.

Os outros dois diretores indicados são Bruno Serra Fernandes e João Manoel Pinho de Melo.

Informações Partidárias

Notícias