Sustentabilidade

Curitiba avança com políticas sustentáveis

Em evento realizado em São Paulo, o prefeito Rafael Greca (PSD) falou sobre os projetos que fizeram a capital do Paraná ser escolhida a cidade mais inteligente do mundo

02 de jul de 2024 · #rafaelgreca

Greca apresenta em São Paulo projetos que fizeram Curitiba ser escolhida cidade mais inteligente do mundo.

Redação Scriptum com Prefeitura de Curitiba

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), participou nesta terça-feira (2), em São Paulo, da segunda edição do Latam Mobility & NetZero Brasil 2024,  um dos principais eventos de mobilidade sustentável da América Latina. O gestor apresentou informações sobre os principais avanços na área da sustentabilidade conquistados pela capital do Paraná, entre eles a eletromobilidade no transporte coletivo, a Pirâmide Solar e o maior projeto socioambiental da história da cidade, o Bairro Novo da Caximba.  Financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), o núcleo habitacional será o primeiro bairro inteligente do Brasil, ao unir moradias dignas, serviços públicos próximos dos moradores e recuperação de área verde degradada. “Amanhã eu entrego as primeiras 60 casas no Bairro Novo da Caximba, onde antes existiam casas e palafitas em um grande lixão. Foi essa condição, essa favela indizível, que me fez disputar a prefeitura de Curitiba novamente, em 2016. Cheguei para minha esposa, Margarita, e disse que ia ser prefeito de novo”, contou Greca.

O Latam Mobility & NetZero Brasil 2024 reúne líderes, autoridades, startups e investidores referenciais nos setores de mobilidade sustentável, eletrificação, infraestrutura, transição energética, cidades inteligentes e tecnologia. Aos participantes, Greca mostrou por que Curitiba foi escolhida, em 2023, a cidade mais inteligente do mundo pelo World Smart City Awards, de Barcelona, na Espanha, por políticas públicas, ações e planejamento urbanos inteligentes. Ele participou do painel Smart Cities: Construindo uma cidade inteligente, conectada e desenvolvida, que contou com o prefeito de Guarulhos, Guti, também filiado ao PSD, entre outros convidados.

Durante o painel, Greca detalhou os principais projetos desenvolvidos em Curitiba, entre eles a eletrificação da frota do transporte coletivo, com a entrega dos primeiros sete ônibus elétricos que vão circular nas linhas Interbairros I e Água Verde. Outros assuntos abordados pelo prefeito da capital paranaense foram a descarbonização da frota de caminhões de lixo e de táxis e a ampliação do saneamento de 98,8% para 100%, realizada em parceria com o governo estadual, que recebeu investimento de R$ 500 milhões. “Teremos todos os endereços com esgoto tratado e água potável”, garantiu o gestor.

Pirâmide Solar

O prefeito traçou um panorama das inovações na área de monitoramento, captação e análise de dados, como os projetos Muralha Digital e Hipervisor Urbano, além da Pirâmide Solar. Primeiro parque fotovoltaico em um aterro sanitário desativado da América Latina, com seus mais de oito mil painéis fotovoltaicos, a pirâmide já produz 30% da energia consumida pelos prédios públicos da prefeitura, representando para os cofres públicos uma economia anual de R$ 2,6 milhões, que serão revertidos em benefícios para a população.