MUNICÍPIOS

Eduardo Paes comemora em missa os 459 anos do Rio

O prefeito da capital fluminense participou de ato religioso realizado aos pés da estátua do Cristo Redentor. “Essa cidade é a junção da paisagem mais fantástica com o povo mais incrível”

01 de mar de 2024

O prefeito Eduardo Paes destacou a projeção internacional da capital fluminense, lembrando que os cariocas têm muito do que se orgulhar

Edição Scriptum com Prefeitura do Rio

O aniversário de 459 anos do Rio de Janeiro foi comemorado na sexta-feira (1) com uma missa realizada aos pés da estátua do Cristo Redentor, monumento conhecido em todo o mundo. O ato religioso reuniu o prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), o arcebispo Dom Orani Tempesta, artistas como o sambista Jorge Aragão e diversas autoridades.

Ao comentar o evento, Eduardo Paes destacou a projeção internacional da capital fluminense, lembrando que os cariocas têm muito do que se orgulhar. “Essa cidade é a junção da paisagem mais fantástica com o povo mais incrível. Por isso que o Rio de Janeiro é tão desejado no mundo todo. Que bom a gente poder celebrar esses 459 anos aqui no Cristo Redentor”, disse.

Em sua mensagem, dom Orani ressaltou o compromisso do povo carioca com a paz e a fraternidade. Lembrou ainda que todos precisam fazer do Rio uma cidade agradável de se viver. “Que nós possamos pedir sempre que, com os braços abertos do Cristo e a intercessão de São Sebastião, sejamos a bela e importante cidade, tanto na sua beleza natural como na sua história e cultura. Parabéns ao Rio de Janeiro pelos seus 459 anos. Que Deus continue abençoando a todos que aqui vivem e que por aqui passam”, pediu o cardeal.

Reitor do Santuário do Cristo Redentor, padre Omar destacou que o povo carioca é solidário e que no momento é preciso ajudar os mais vulneráveis, aproveitando os festejos do aniversário da cidade. “É um momento muito especial e histórico, uma festa para todos nós cariocas. Mais do que nunca, celebrar aos pés do Cristo traz uma força espiritual, uma energia maravilhosa para todos aqueles que vivem aqui nesta cidade. Estamos certos que as bênçãos do Redentor sobre todo o povo carioca nesta manhã foi muito especial. Cabe a nós cariocas, agora, estabelecermos boas práticas sustentáveis e uma relação com a vida mais prazerosa, educada e simples”, afirmou.

Outro aniversariante do dia, o cantor e compositor Jorge Aragão acompanhou a missa ao lado da esposa e de outros familiares. Ao completar 75 anos, ele ajudou a soprar as velinhas do bolo oferecido pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca (Sarca). “Hoje é um dia muito especial, é uma felicidade pra mim ter nascido numa segunda-feira de carnaval e viver do samba. Parece coincidência, mas não é. É um privilégio ser carioca a fazer aniversário junto com a cidade do Rio de Janeiro, isso não é para qualquer um”, disse o artista.